Cidade
Gerdau Germinar: Educação ambiental para comunidades próximas às operações da empresa
Empresa tem o compromisso de promover ganhos mútuos entre a sociedade e o meio ambiente
Publicado em 08/03/2023, por Erica Machado.
Na manhã da última terça-feira (7) o Portal Tabloide esteve visitando o Biocentro Gerdau Germinar a convite da empresa, juntamente com a imprensa da região, para conhecer o trabalho de educação ambiental que é desenvolvido no local com crianças e adolescentes dos municípios de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito.
O Programa iniciou suas atividades há 32 anos e já atendeu mais de 465 mil pessoas, com o objetivo principal de promover ganhos mútuos entre a sociedade e o meio ambiente, fundamentado no trinômio: “Educação, ambiente e cidadania”.
Em 2004 foi inaugurado o Biocentro, que está situado em uma área de 48 hectares às margens do lago Soledade na cidade de Ouro Branco. O local possui ampla estrutura, além de ambientes interativos como a Praça dos Biomas, onde é possível estar frente a frente com seis ecossistemas brasileiros à céu aberto para conhecer na prática as suas características, as trilhas de Interpretação Ambiental, a coleção de 2 mil ovos (Ovolândia) e a Horta Orgânica.
Outro destaque fica por conta da Casa Sustentável. Com 48m², foi construída com coprodutos da mineração a partir da tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A casa apresenta ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação, sendo assim, mais uma ferramenta permanente de educação do projeto. No Biocentro, também é possível visitar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Luis Carlos Jurovsky Tamassia, com 1.247 hectares de área de preservação.
Além da visita de alunos das escolas situadas nas comunidades inseridas no programa, também são realizadas capacitações para educadores, lideranças, mulheres e colaboradores da empresa.
Segundo a Especialista em Responsabilidade Social Fernanda Montebrune, apesar do foco ser o atendimento às comunidades próximas às operações da empresa, nada impede que outras escolas e instituições agendem visitas ao local. Para isso é necessário enviar um e-mail para fernanda.souza@gerdau.com.br, para análise da solicitação.
Visita da Escola
Durante o tempo em que estivemos no Biocentro Germinar pudemos acompanhar a visita da turma do quarto ano da Escola Municipal Augusto Silva de Congonhas.
Os alunos subiram a Trilha do Lobo, conheceram a Praça dos Biomas, desceram a Trilha da Onça, conheceram a Ovolândia e finalizaram a visita saboreado um delicioso almoço. Sempre recebendo muita informação sobre o meio ambiente por meio da educadora ambiental Cláudia Gomes.
Fernanda Montebrune, Especialista em Responsabilidade Social