Entretenimento

VIOLONCELISTAS DE VÁRIOS LUGARES SE REÚNEM EM BH PARA ENCERRAMENTO DO FESTIVAL DE OURO BRANCO, QUE TEM AINDA LANÇAMENTO DE FILME INÉDITO QUE UNE BACH, VIOLONCELOS E OURO PRETO

Ensamble de Violoncelos – com cerca de 35 músicos de idades diversas - dia 8 de abril, sábado, às 11h, no MM Gerdau -Museu das Minas e do Metal. A entrada é franca. Além disso, Festival de Violoncelos lança vídeo inédito nas redes


Publicado em 05/04/2023, por Erica Machado.

A nona edição do Festival de Violoncelos de Ouro Branco segue a todo vapor!

O encerramento do evento será em Belo Horizonte dia 8 de abril, sábado, às 11h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, com entrada franca. 

O festival começou dia 1o de abril e já teve momento emocionantes, como o concerto do duo formado pelo renomado violoncelista Antônio Meneses (que também deu um “aulão” para todos os participantes) e pelo pianista Cristian Budu, considerado o grande nome da música erudita da geração atual. 

Além disso, o Concurso de Violoncelos segue emocionante, uma grande disputa entre músicos de várias idades. O resultado será divulgado nesta quarta-feira, dia 5 de abril. 

O Festival de Violoncelos deste ano conta com uma programação de concertos, master classes. Entre os professores e convidados estão nomes de destaque da música erudita como Matias de Oliveira Pinto (que é também Diretor Artístico do Festival), Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Marcio Carneiro, Hugo Pilger, Matias Estiagarribia (núcleo infantil Suzuki).  Além disso, o festival recebe as atrações internacionais Henry-David Varema, Nani Celloquartett, Olaf Niessing. 

O encerramento do evento será 8 de abril, sábado, às 11h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, com uma apresentação do Cello Ensamble, formado por 35 músicos do festival, se apresenta às 20h na Capela de Santana da Pousada Ecorsini. A regência será de Kayami Satomi, violoncelista que já se apresentou em salas de todo o mundo e que, atualmente, é professor da Universidade Federal de Uberlândia e diretor artístico do UDI Ensamble.

A apresentação começa com o 4o Movimento da Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo da Era Romântica Antonín Dvorak. Em seguida, o grupo apresenta a 7a Sinfonia Allegretto (2. Movimento), de Ludwig van Beethoven. O programa traz ainda Ao pé da fogueira, obra do violinista, compositor e professor mineiro Flausino Vale. Na sequência, mais uma peça brasileira: Segunda neo-valsa, do maestro, compositor, arranjador e produtor musical Andersen Viana. Em seguida, Titanic, de James Horner. O encerramento ficará por conta de Valsa das Flores, obra do compositor russo (que fez alguma das peças mais populares do repertório clássico) Piotr I. Tchaikovski.

A entrada para todos os concertos é gratuita. 

 

FESTIVAL DE VIOLONCELOS DE OURO BRANCO LANÇA VÍDEO INÉDITO FILMADO NA CASA DA ÓPERA – TEATRO MUNICIPAL DE OURO PRETO

 

No ano passado, 2022, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto decidiu realizar uma gravação inédita com o Festival de Violoncelos de Ouro Branco. No palco da Casa da Ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto, ele apresentou a Suíte Para Violoncelo Solo nº 3 em Dó Maior, de Johann Sebastian Bach. Todo o concerto – com o teatro vazio e apenas Matias no palco – foi registrado pela equipe da Nonada Agência de Filmagens, com direção de Netun Lima. O vídeo tem cerca de 17 minutos. 

“Este teatro é um dos mais lindos que conheço e sempre tive vontade de fazer um projeto aqui. Ele é incrível, bem como a acústica. Achei que seria perfeito tocar uma das obras centrais para violoncelo de Bach nesse espaço maravilhoso. Como filmamos sem público, a ideia é que o vídeo mostre a música mas também a beleza do lugar”, nos conta Matias. 

No mais antigo teatro em funcionamento das Américas, inaugurado em 6 de junho de 1770, a música de Bach flui como um rio que nos leva a percorrer a memória. A história de Minas se encontra com o barroco alemão e nos proporciona um momento sublime pra seguirmos com leveza nosso caminho.

O vídeo será disponibilizado ao público nesta quinta-feira, 6 de abril, a partir das 8h, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=GalHIS9m3BY

O Festival de Violoncelos tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Consulado Geral da República Federal da Alemanha - Rio de Janeiro e Ala Empreendimentos. 

 

PROGRAMAÇÃO

VIII Festival de Violoncelos de Ouro Branco 

 

05/04 – Quarta-feira

Horário: 20h

Local: Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Concerto dos vencedores do Concurso de Violoncelos

Repertório a definir

 

06/04 – Quinta-feira

Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)

(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

 

Jovem Orquestra de Ouro Branco e solistas

Regência:  Olaf Nießing

 

Programa

 

Concerto Alla Rustica em Sol maior

A.Vivaldi 

 

Concerto em Ré maior

J.Haydn 

Solo: Matias de Oliveira Pinto

 

Elegie

G.Fauré   

Solo: Eduardo Swerts

 

Graciele y Buenos Aires

J.Bragato   

Solo: Hugo Pilger

 

Saudades

J. Bragato

Solo: Fábio Presgrave

 

07/04 – Sexta-feira

 

Local: Capela de Santana da Pousada Ecorsini (antiga Fazenda Pé do Morro)

(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

 

Cello Ensamble

Regente: Kayami Satomi

 

Programa:

 

4o Mov. Sinfonia do Novo Mundo

   6 celli

Antonín Dvorak 

 

7a Sinfonia Allegretto (2. movimento)

    6 celli

L.v. Beethoven 

 

Ao pé da fogueira 

    6 celli

Flausino Vale

 

Segunda Neo-valsa

    6 celli

Andersen Viana

 

Titanic

    12 vozes

James Horner   

 

Valsa das flores

    6 celli

P. I. Tchaikovsky

 

08/04 - Sábado 

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal 

Endereço: Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, n°680 - Funcionários/BH

 

 

Cello Ensamble

Regente: Kayami Satomi

 

Programa: o mesmo do dia 07/04

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Casa de Música