Cidade
Portelinha - Comunidade na região central de Ouro Branco enfrenta há anos diversos problemas
Publicado em 11/09/2023, por Erica Machado.
A pequena comunidade Portelinha, localizada no município de Ouro Branco, enfrenta desafios estruturais há quase uma década. Fundada como uma ocupação, a comunidade tem lutado contra uma série de problemas relacionados à infraestrutura que afetam significativamente a qualidade de vida de seus residentes.
Entre os problemas mais prementes enfrentados estão relacionados ao esgoto que, segundo os moradores, vem do centro da cidade. Embora não própria comunidade não haja sistemas de esgoto e água encanada, cada residência conta com sua própria fossa séptica. Porém, o esgoto vindo do centro da cidade passa pela comunidade em poços a céu aberto, que devido a obstruções transbordam com frequência, causando sujeira, mau cheiro, elevando os riscos de diversas doenças. Os próprios moradores, improvisaram tapumes, depois que uma criança caiu em um desses poços, e o ocorrido só não foi mais trágico porque um morador que passava pelo local salvou o menino.
A situação precária não apenas prejudica a saúde dos habitantes, mas também contribui para a degradação ambiental da área, uma vez que a água da chuva se acumula em poças, transbordam os poços e contaminam o solo.
No entanto, um problema que amplia ainda mais os desafios enfrentados pela população local é a rede de esgoto e pluvial do centro da cidade, em que parte dos resíduos e águas pluviais do centro da cidade acaba sendo direcionada para a região de Portelinha. Isso resulta em inundações recorrentes durante as chuvas e na contaminação das águas que rodeiam a comunidade. A população residente no local clama por uma solução para esse problema estrutural que tem impactos significativos em sua qualidade de vida.
Por ser uma área de ocupação, Portelinha também enfrenta dificuldades relacionadas à entrega de correspondências. A ausência de endereços formais e de infraestrutura de correios adequada dificulta a entrega confiável de correspondências e documentos importantes, prejudicando a comunicação dos moradores.
Outra questão preocupante é a iluminação pública. As ruas da Portelinha durante a noite ficam no escuro, aumentando os riscos de acidentes e crimes, limitando também a mobilidade dos moradores durante a noite, tornando a vida cotidiana ainda mais difícil e vulnerável.
Para entender melhor a situação, procuramos a prefeitura de Ouro Branco, que reconheceu os desafios enfrentados pela comunidade de Portelinha e tem ciência dos problemas já levantados pelos moradores. E enviou ao Portal Tabloide a seguinte nota:
"A Prefeitura de Ouro Branco informa que a Equipe da Secretaria de Governo, por meio da Assessoria de Relações Comunitárias, irá ao local para listar as demandas de infraestrutura apresentadas pela comunidade da Portelinha e fará a análise junto aos setores e instituições responsáveis que possam contribuir com as ações para a qualidade de vida e bem-estar dos moradores."
Texto: Ramon Santos