Cidade
Resultado da negociação sindical pode impactar funcionamento do Hospital FOB
A Fundação que realiza cerca de 50 mil atendimentos mensais e é referência no Alto Paraopeba e Campos das Vertentes busca solução que equilibre a expectativa da equipe de enfermagem e a possibilidade da instituição
Publicado em 26/10/2023, por Erica Machado.
A Fundação Ouro Branco (FOB), unidades Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, corre o risco de ter impacto importante no seu funcionamento, em função do resultado da última Assembleia Sindical, realizada no dia 24 de outubro.
No mês de setembro a FOB iniciou as conversas para estabelecer um acordo sobre o piso salarial dos profissionais de enfermagem (Técnicos e Enfermeiros) junto ao Sindicato de Trabalhadores de Saúde. O hospital que realiza cerca de 50 mil atendimentos mensais e é referência no Alto Paraopeba e Campos das Vertentes busca solução que equilibre a expectativa dos colaboradores, a possibilidade da Fundação e dos limites legais. Atualmente o hospital conta com mais de 200 empregados nesta classe.
Para a FOB pagar o piso na integralidade, haverá um impacto de R$ 8 milhões anuais nos seus custos, sendo que o resultado líquido da Fundação somado nos últimos três anos foi de R$ 1,5 milhões. Portanto, pagar o piso na sua integralidade para todos os enfermeiros e técnicos trará riscos financeiros e até mesmo de funcionamento da instituição. Caso isso aconteça, mais de 900 profissionais , diretos e indiretos poderão ser afetados, desencadeando grande impacto na região.
Pelo fato do hospital ser uma fundação particular, sem fins lucrativos e não receber verba do Governo, para seguir funcionando e prestando atendimento aos mais de 350 mil habitantes da Região do Alto Paraopeba e Campos das Vertentes, é preciso fazer um estudo extremamente seguro e viável para manter o seu funcionamento. Vale ressaltar que os demais hospitais da Região recebem essa verba.
Procurada, a FOB afirma que escuta, respeito e empatia são premissas inegociáveis que estão nos valores do hospital. E que todos os integrantes da equipe de enfermagem foram convidados a participar de várias conversas, individuais e coletivas para esclarecimentos sobre a real situação financeira do hospital e proposta viável a ser praticada, neste momento.
A FOB esclarece que “entende a necessidade de valorização dos colaboradores de enfermagem e, diante do cenário atual, propôs aos profissionais da área de enfermagem reajuste salarial (imediato) considerando o tempo de casa, além de todos os benefícios atuais serem mantidos.”
A gestão da FOB reconhece a importância da valorização desses profissionais, porém, a instituição está no limite para atender a essa demanda sindical.