Cidade
Projeto ambiental desenvolvido em Ouro Branco é referência em cursos oferecido pelo SISEMA - Sistema Estadual de Meio Ambiente
Publicado em 09/11/2023, por Erica Machado.
O Projeto Coleta Seletiva Solidária, implantado nas escolas municipais de Ouro Branco pela Prefeitura Municipal e Ascob - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, com apoio da GERDAU, tem sido utilizado como referência para compor o conteúdo do curso “Gestão Sustentável de Resíduos e consumo consciente: uma proposta para educadores - 2023”, oferecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Voltado especialmente para professores, o curso foi baseado nas diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental de Resíduos Sólidos e no Currículo Referência de Minas Gerais, e teve a finalidade de compartilhar questões fundamentais da educação ambiental no ensino formal, com foco em atividades voltadas para o problema dos resíduos sólidos.
O período do curso é de 23/10 a 23/11, e foi oferecido na modalidade a distância, pela plataforma Trilhas do Saber, com carga horária de 20 horas/aula.
O Projeto Coleta Seletiva Solidária, que foi desenvolvido e implantado em Ouro Branco, já foi implementado em diversas escolas nas áreas urbanas e rurais, onde os alunos da escola receberam os ecobag's (bolsas reutilizáveis para acondicionamento de materiais recicláveis) que são levados à escola e depositados nas gaiolas. Toda semana o caminhão da coleta seletiva da Prefeitura/Ascob recolhe o material e destina para a separação final, que é realizada pelos catadores no galpão da associação.
Durante os trabalhos para implantação nas escolas do projeto Coleta Seletiva Solidária, são realizadas diversas intervenções artísticas e de comunicação ambiental da equipe de meio ambiente junto aos alunos e professores, no intuito de ampliar a conscientização ambiental em relação ao consumo consciente, geração e destinação final de resíduos sólidos.
O Projeto Coleta Seletiva Solidária já havia ganhado o terceiro lugar no IV Prêmio Boas Práticas Ambientais realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) em fevereiro de 2021.
Fonte: ASCOM/PMOB