Saúde e bem-estar

Onda de calor no Brasil vem afetando todas as regiões do país

Entenda o que vem causando o aumento de temperaturas e como se proteger


Publicado em 16/11/2023, por Igor Silveira.

O que são as ondas de calor e suas causas


As ondas de calor são fenômenos climáticos que se caracterizam pelo aumento anormal das temperaturas e diminuição da umidade na região. Elas são causadas pela ação de massas de ar quente. Em diversos países tropicais pelo planeta, como o Brasil, o fenômeno chamado El Niño, provocado pelo aumento de temperaturas no Oceano Pacífico, causa diferentes reações climáticas em forma de uma onda de calor que gera, por exemplo, chuvas torrenciais na região Sul do Brasil e secas intensas no Norte e Nordeste.

Esse aumento anormal das temperaturas é comumente apontado como um fenômeno causado pelo desenvolvimento das atividades humanas e, mais especificamente, econômicas. A poluição da atmosfera do planeta causada pela queima de combustíveis fósseis para geração de energia, além do desmatamento de grandes florestas tropicais como a floresta amazônica, são algumas das principais ações humanas que causam o aquecimento global e intensificam a alta de temperaturas.

 


Consequências das altas temperaturas

Hoje, no Brasil, pelo menos 16 estados estão sob alerta vermelho de altas temperaturas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o que pode implicar riscos à saúde. Algumas das consequências que podem ser atribuídas ao calor são o aumento drástico do número de incêndios, a elevação de atendimentos ambulatoriais e internações por causa do calor. Além disso, mortes relacionadas aos efeitos do calor extremo podem subir consideravelmente nas próximas décadas em todo o planeta, segundo um relatório publicado nesta quarta-feira(15) pela revista "The Lancet", feito por mais de 100 especialistas de 52 instituições de pesquisas e agências da ONU de todo o mundo, que monitora os impactos das mudanças climáticas na saúde.

Como se proteger do calor que toma conta do Brasil

Em tempos de altas temperaturas muitos cuidados podem ser tomados para evitar problemas de saúde, principalmente entre grupos mais vulneráveis como crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, atletas ou quem trabalha em exposição ao sol, além de animais de estimação (principalmente os que são adaptados a temperaturas mais baixas ou amenas, como pássaros, roedores ou cães de focinho curto). Para evitar problemas como insolação, dores de cabeça e até câncer de pele, alguns cuidados recomendados são:

  • Hidratação: deve-se preferir líquidos claros, por exemplo, água e sucos naturais, enquanto refrigerantes, energéticos e cafeína devem ser evitados.
  • Alimentação: evitar alimentos gordurosos e carnes vermelhas, além de dar atenção ao consumo de frutas, verduras e outros alimentos frescos.
  • Exercícios Físicos: evitar aumento de cargas nos exercícios em épocas de muito calor e, principalmente, entre o fim da manhã (perto das 10h) e o fim da tarde (próximo às 16h), quando o calor está maior.
  • Protetor solar: os protetores são indispensáveis na hora de sair de casa em exposição ao sol, pois além de hidratar a pele eles protegem contra os raios UVA e UVB, podem prevenir câncer de pele, fotoenvelhecimento e aparecimento de rugas.
  • Sombrinhas: a utilização de sombrinhas também é recomendada para se proteger do calor intenso e dos raios UV.

Em Ouro Branco as temperaturas também vêm aumentando, tendo atingido, nesta quinta-feira, 34º. O cuidado deve ser redobrado na hora de sair de casa.