Cidade

Gerdau divulga resultado de concurso de fotografia da sua unidade de conservação ambiental


Publicado em 22/11/2023, por Erica Machado.

Com o tema “Olhares e Belezas Naturais” o I Concurso de Fotografia da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Luis Carlos Jurovsky Tamassia foi organizado pelo comitê gestor da Unidade, contou com a participação dos “Amigos da RPPN e com o apoio do Programa Gerdau Germinar. Essa ação faz parte do calendário de eventos da RPPN e tem por objetivo retratar, valorizar, preservar e divulgar os bens naturais desse patrimônio, por meio de diferentes perspectivas fotográficas.

Para participar do concurso foi necessário enviar a fotografia na categoria de interesse, sendo elas: fauna, flora e paisagem. As fotografias foram avaliadas e selecionadas por júri técnico. Cada categoria contou com premiação do primeiro ao terceiro colocado e os vencedores foram presenteados com troféu, livro de fotografia Araquém Alcântara, além do privilégio de conhecer a RPPN por outro ângulo, navegando no Reservatório Soledade.

Para Diogo Felcar Saraiva, especialista de Sustentabilidade da Gerdau, essa ação é de extrema importância, pois, reconhece e valoriza as pessoas que contribuem para a preservação do meio ambiente. “A conexão empresa e comunidade é a base para construirmos ações efetivas para a preservação do meio ambiente.  Iniciativas como esta mostram os esforços conjuntos para um compromisso contínuo com a conservação da fauna e flora. Essas ações não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também promovem uma cultura de responsabilidade ambiental na comunidade e entre os colaboradores da empresa”, afirma.

O empresário e morador de Ouro Branco, Diogo Giorni, ficou em segundo lugar na categoria Flora, e destaca que participar desse concurso foi uma satisfação. “A abertura que a Gerdau oferece para nós, da comunidade, é uma colaboração baseada em valores compartilhados. Com essa escuta, nos sentimos integrados nos processos de preservação ambiental local. Fazer parte dos Amigos da RPPN é aprender, respeitar e cuidar do que é nosso, além de deixar um legado para as futuras gerações. Juntos, continuaremos a construir um futuro”, reforça Diogo.

As fotografias enviadas para a participação no concurso irão compor o banco de imagens da Unidade de Conservação – RPPN Gerdau. A próxima edição do concurso está prevista para setembro de 2024.

Um dos ganhadores Alvaro Manoel e Diogo Felcar Saraiva,

Especialista de Sustentabilidade da Gerdau

 

RPPN

A RPPN Luis Carlos Jurovsky Tamassia é uma unidade de conservação da Gerdau reconhecida pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Está localizada entre o pé da Serra do Ouro Branco e o Reservatório Soledade, no município de Ouro Branco (MG). Trata-se de uma área inserida dentro do Quadrilátero Ferrífero e está dentro do plano de manejo da Gerdau. Coberta por remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica, de grande importância para a conservação da biodiversidade.

Com o intuito de estimular a comunidade a participar das ações de preservação ambiental e a usufruir da RPPN de forma adequada, a empresa desenvolveu o projeto “Amigos da RPPN”. Para fazer parte desse grupo, o primeiro passo é capacitar os interessados, que assinam o termo de responsabilidade e recebem a carteirinha para permissão de acesso na área da RPPN.

Hoje, o “Amigos da RPPN” conta com cerca de 140 pessoas capacitadas. O objetivo do projeto é integrar a comunidade de forma que ela possa se conectar com a natureza e usufruir da qualidade ambiental que à área proporciona, criando assim o sentimento de pertencimento e de dono. Além do incentivo à preservação da RPPN, a comunidade habilitada realiza atividades no local. Os moradores utilizam a reserva para caminhada, passeios de bicicleta e atividades integradas ao meio ambiente.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) contribuem para o acréscimo de áreas resguardadas em regiões estratégicas e têm como principal objetivo a proteção da diversidade biológica, garantindo de forma perpétua a sua preservação.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Gerdau