Cidade

Prefeitura Municipal alerta contra dengue em Ouro Branco

Cuidados e atenções necessárias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti


Publicado em 16/01/2024, por Igor Silveira.

A Prefeitura de Ouro Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde/Endemias alerta a população do município sobre cuidados com a dengue. A Secretaria de Estado de Saúde informa: “o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais. Faça a sua parte: cuide do seu espaço e previna-se! A responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de todos.”

Para combater a proliferação do mosquito transmissor, a campanha iniciada tem o objetivo de informar a população a respeito dos devidos cuidados. Para a diminuição dos casos de dengue, é necessária a colaboração de toda a comunidade. Faça sua parte: mantenha as lixeiras sempre tapadas; tonéis e caixas d’água tampados; ralos limpos e com aplicação de tela; retire os pratinhos das plantas; retire a água acumulada na área de serviço; garrafas e baldes virados para baixo; reservatórios de água de ar-condicionado, geladeira e umidificador vazios e secos; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água, coloque-as em local coberto; bebedouros de animais lavados com bucha ou escova; ralos internos e externos e calhas de chuva mantidos limpos e as lonas usadas para cobrir objetos devem ficar bem esticadas para evitar formação de poças de água.

Em caso de suspeita de doenças como dengue, zika e chikungunya, um médico deve ser consultado. Atenção a sintomas como febres muito altas e abruptas, dores de cabeça e nas articulações, fraqueza e dor atrás dos olhos.