Cidade

Ouro Branco comemora o 300° aniversário de fundação

Povoado fundado no século XVII abriga histórias e pontos turísticos marcantes


Publicado em 02/02/2024, por Igor Silveira.

Ao fim do século XVII, era fundado o povoado de Santo Antônio de Ouro Branco. No dia 16 de fevereiro, após séculos de história e conquistas, comemora-se os 300 anos dessa fundação que deu origem ao atual município de Ouro Branco. A cidade, hoje, está localizada a cerca de 100 km da capital do estado, Belo Horizonte, e conta com 38.724 habitantes, distribuídos em 32 bairros e 19 comunidades rurais. Conhecida pelos seus pontos turísticos memoráveis, Ouro Branco é cheia de histórias.

O povoado surge como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que desbravaram a região, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro. Um assentamento, então, foi feito ao pé da Serra de Ouro Branco, que também é chamada de Serra do Deus te Livre. A serra, inclusive, é tombada pelo IEPHA em 1978. Uma das freguesias mais antigas do estado de Minas Gerais, Ouro Branco, em 1724, foi tornada coletiva pelo alvará de 16 de fevereiro daquele ano, durante o governo de Dom Lourenço de Almeida. A cidade leva esse nome devido ao ouro de tonalidade clara e amarelada encontrado em abundância, mas que no entanto não era tão economicamente valioso quanto o que se encontrava em jazidas em outras regiões, por isso também foi que as atividades de extração mineral não vingaram.

Mais de dois séculos depois de sua fundação foi que Ouro Branco deixou de ser um distrito de Ouro Preto, sendo elevada à categoria de município em 12 de dezembro de 1953. É a partir dessa data que se comemora o aniversário da emancipação política da cidade. Mesmo antes de se separar de Ouro Preto, porém, a região já apresentava uma importância econômica e prosperidade da população que, abandonando a mineração, fazia seu sustento na agricultura, produção de talco e nas usinas hidrelétricas.

A economia local passou por diversos ciclos, até chegar à atualidade. Primeiramente veio o Ciclo do Ouro, que logo decaiu devido aos fatores de baixo lucro. Depois disso vieram as atividades agrícolas, que começaram no Ciclo da Uva, posteriormente vieram as enormes produções de batata. Hoje, a industrialização tomou conta da economia e é a atividade mais rentável, tendo início no Ciclo do Aço que surgiu juntamente com a Aço Minas Gerais S.A.(hoje chamada de Gerdau), em 1976. Com a chegada, em 2008, do Campus Alto Paraopeba da UFSJ e do campus do IFMG, foi iniciado o Ciclo do Conhecimento.

Muitos locais históricos podem ser visitados na região, um dos mais conhecidos sendo, claro, a Paróquia de Santo Antônio, que também completa 300 anos juntamente com a cidade. Além disso, é reconhecida também a beleza natural do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural de Itatiaia, tombados pelo IEPHA.

Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco programa, para os dias 16, 17 e 18 de fevereiro, diversos eventos, entrega de honrarias e homenagens para personalidades e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento do município. Confira: