Cidade
Câmara entrega homenagens em Sessão Especial pelos 300 anos de fundação de Ouro Branco
Publicado em 23/02/2024, por Erica Machado.
Na última quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a Câmara Ouro Branco homenageou, com Moções de Congratulação, nomes que representam a população de Ouro Branco em alguns setores da nossa sociedade.
A homenagem aconteceu em Sessão Especial pelos 300 anos de fundação de Ouro Branco e contou com a presença de todos os vereadores, do chefe do Executivo Municipal, prefeito Hélio Márcio Campos, autoridades e entidades do Município, homenageados e seus convidados.
Conheça os homenageados:
Ouro Branco, desde a sua emancipação, teve oito prefeitos: Raymundo Campos, José Bernardino Reis, Fernando de Oliveira Silva, Francisco Rodrigues Filho, Sílvio José Mapa, Padre Rogério de Oliveira Pereira, Maria Aparecida Junqueira Campos e Hélio Márcio Campos. Este último, atual prefeito, recebeu a Moção de Congratulação, representando o trabalho do Poder Executivo pelo Município de Ouro Branco.
Cesomar Pereira Lopes, nascido em 1940 na cidade de São João Batista do Glória, ingressou na então Açominas em 1976. Em Ouro Branco constituiu família, e esteve à frente do Centro Espírita Irmão Agar até o seu falecimento, em 2022. Cesomar foi homenageado como primeiro funcionário registrado da Açominas. Sua viúva, sra. Cátia Maria Pimenta Lopes, recebeu a homenagem.
Vírgilio Carlos, nascido em Barbacena, em 1935, atuou na área jornalística desde a década de 60, tendo sido o fundador do jornal O Alto Paraopeba em Ouro Branco no ano de 1985. Ele esteve à frente do jornal até o seu falecimento, em 1995. Para receber a homenagem destinada a Virgílio como precursor da imprensa na nossa cidade, compareceu à Sessão Especial seu filho, o sr. Antonio Carlos Neto.
15 de abril de 1920. Esta é a data de nascimento da dona Jovercina Vilaça, moradora da comunidade de Itatiaia. Ourobranquense nata, dona Jovercina, com quase 104 anos recebeu, representada pela sua filha, Maria Aparecida, a homenagem da Casa Legislativa como uma das ourobranquenses mais longevas.
Nascido na cidade de Santos Dumont em 1944, José Esteves veio para Ouro Branco em 1982 para trabalhar na então Açominas. Mas sempre atuou na área esportiva, tendo sido técnico de futebol no Ouro Branco Esporte Clube, professor e técnico de times escolares e também técnico da seleção de futsal de Ouro Branco em competições de jogos escolares. Na Sessão Especial ele recebeu a homenagem representando a essência do esporte em nossa cidade.
Natural de Itabira, Jacira de Macêdo chegou à Ouro Branco em 1979, onde constituiu família e atuou como professora em escolas públicas e particulares. Ela recebeu a homenagem representando a Educação na nossa cidade.
Moradora de Ouro Branco há 33 anos, Juliana Cristina Ferreira Gonçalves atua na saúde da nossa cidade desde 2006, inicialmente como fisioterapeuta e, hoje, como médica na especialidade de Pediatria Clínica no Hospital Raymundo Campos. Representando aqueles que atuam na área da saúde na nossa cidade, ela recebeu a homenagem da Câmara Municipal.
O Comércio Irmãos Canedo, conhecido por todos como “Loja do Zinho”, foi inaugurado em 1992, pelo sr. Jovelino Canedo Martins, mais conhecido como “Zinho”. Localizado na Rua Santo Antonio, a mais tradicional da cidade, há mais de 30 anos faz parte do dia a dia de Ouro Branco. Para receber a homenagem, representando os comerciantes da cidade, estiveram presentes a sra. Cleuza Gomes Canedo e o sr. Ricardo Gomes Canedo, viúva e filho do sr. Jovelino, o “Zinho”.
O Laticínios Vale do Ipê iniciou suas atividades em 1999, fruto de um projeto de incubadora de empresas da Prefeitura Municipal. Com sua fábrica desde 2008 na zona rural de Água Limpa, a empresa processa o leite captado de produtores da região e fabrica queijos e iogurtes gerando empregos diretos e indiretos. Representando a agropecuária de Ouro Branco, os srs. José Geraldo Bonfim Tavares e Alexandre Vieira Bonfim Tavares receberam a homenagem.
Criada em março de 2022, a Casa da Juventude tem o objetivo de oferecer às crianças e aos jovens de Ouro Branco atividades voltadas para a cultura e a arte, além de esportes e oportunidades para desenvolver competências em diversas áreas de conhecimento. Em 2023 foram mais de 6 mil jovens atendidos e 18 cursos ofertados, com cobertura em 100% dos bairros da área urbana e rural da nossa cidade. Representando um projeto de futuro para Ouro Branco, a equipe da Casa da Juventude, encabeçada pela sua coordenadora, sra. Angelita Ferreira, recebeu a homenagem.
A história da Paróquia de Santo Antônio se confunde com a história de Ouro Branco. Criada no dia 16 de fevereiro de 1724, é uma das mais antigas instituições religiosas do estado de Minas Gerais. Na mesma data, a pequena povoação foi elevada a Freguesia, tendo o nome de Povoado de Santo Antônio de Ouro Branco. Como forma de parabenizar e reconhecer a importância da Paróquia na história de Ouro Branco, o clérigo Wellington Moreira da Silva recebeu a homenagem em nome da Paróquia.
Fonte: Diretoria de Comunicação / CMOB