Brasil e Mundo

Consultas sobre INSS agora podem ser feitas pela central de atendimento da CAIXA


Publicado em 01/07/2021, por Jaciara Lima.

Desde o início da pandemia, aposentados e pensionistas do INSS enfrentam dificuldades para realizarem consultas dentro dos bancos da Caixa Econômica Federal. Pensando na segurança dessas pessoas, a agência agora disponibiliza novos serviços na Central de Atendimento Caixa ao cidadão.

Para acessar aos serviços, basta ligar para o número 0800 726 0207, que funciona 24h por dia, selecionar a opção 7 (correspondente ao INSS), e ter em mãos o número do seu benefício ou CPF e a data de nascimento. Dentro da Central, é possível obter informações e acompanhar solicitações feitas ao banco, com as seguintes opções:

Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada, devolvida ao INSS ou não localizada;
Prova de vida – identificação da data da última prova de vida realizada e vigência;
Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do benefício e consulta sobre a situação atual da portabilidade já solicitada.


Segurança

A Central de Atendimento Caixa ao cidadão possui toda segurança e estrutura necessária para o atendimento e esclarecimento de dúvidas. Seu número e outros números de atendimento estão disponíveis no site oficial da CAIXA ou em seu cartão. Atente-se para sempre ligar para os números oficiais.

A CAIXA reforça orientações para evitar fraudes, fique atento:
A CAIXA não liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
A CAIXA não manda empregado/motoboy para a casa do cliente para retirar o cartão, por qualquer motivo;
A CAIXA não liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento em nome de terceiros;
Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, e ligar para o número de telefone que está no verso do cartão para confirmar se houve problema no cartão diretamente com a CAIXA;
A CAIXA não manda mensagem no e-mail, Whatsapp ou SMS com link sem a solicitação do cliente.

Para mais informações, acesse o site: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/inss/Paginas/default.aspx