Cidade
Festival das Nações reúne violoncelistas de diversas partes do mundo em Minas Gerais
Décima edição do Festival de Violoncelos de Ouro Branco apresenta programação intensa de concertos e oficinas com participação de violoncelistas da Espanha, Itália, Alemanha e outros países
Publicado em 19/03/2024, por Erica Machado.
A Casa de Música de Ouro Branco comemora, em 2024, os dez anos do seu Festival de Violoncelos. A programação será intensa entre os dias 23 e 30 de março, com cursos, oficinas, palestras e concertos em Ouro Branco, Ouro Preto e Belo Horizonte.
Este ano, o evento recebe o nome de Festival das Nações, já que reúne em Minas músicos conceituados vindos de diversas partes do mundo. Além disso, 53 alunos foram selecionados para participar de oficinas e master classes.
“Nosso festival sempre teve a participação de convidados internacionais, assim como mantém uma parceria de muitos anos com músicos brasileiros. Este ano, tivemos a ideia de celebrar esse intercâmbio cultural e afetivo com o tema Festival das Nações. Acredito que a troca de saberes seja essencial para a formação musical, tanto para os alunos brasileiros quanto para os estrangeiros”, afirma Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música e diretora geral do festival.
A direção artística do evento é do violoncelista Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha). Além de Matias, outros violoncelistas confirmados são: Márcio Carneiro (Brasil/Suíça); Kayami Satomi (Brasil); Eduardo Swerts (Brasil); Fábio Presgrave (Brasil); Victoria Saldarini (Bélgica/Itália); Elisabeth Fürniss (Alemanha); Núria Rosa Muntañola (Espanha); Hugo Pilger (Brasil); Maria Eduarda Canabarro (Brasil), Milene Jorge Aliverti (Brasil) e Risa Adachi (pianista – Japão).
Programação
A programação de concertos tem início no sábado, 23 de março, sábado, às 19h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco, quando se apresentam as violoncelistas Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola, Maria Eduarda Canabarro e Milene Jorge Aliverti, acompanhadas pela pianista Risa Adachi. O repertório escolhido mostra a versatilidade do violoncelo, já que inclui obras de compositores como Ludwig van Beethoven, Gioachino Rossini, David Popper, Rita Lee, Sivuca, entre outros.
No domingo, 24 de março, às 19h, é a vez do Dolceduo, grupo hispano-brasileiro formado pelas violoncelistas Nuria Muntañola e Milene Aliverti se apresentar no auditório do Hotel Verdes Mares, em Ouro Branco. O duo tem um programa que vai do barroco à música contemporânea. Nuria é professora violoncelo e Música de Câmara do Conservatório Profissional de Música “Victoria de los Ángeles”, de Madri. Já Milene é professora do departamento de música da UFRGS, principal violoncelo da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro e coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul.
A segunda-feira, 25 de março, será dia do público apreciar o concerto dos violoncelistas Hugo Pilger e Kayami Satomi, também às 19h, no auditório do Hotel Verdes Mares. Pilger é professor de violoncelo da UNIRIO e Satomi da Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, os dois se apresentam em conceituados festivais e eventos de música erudita. O programa conta com a Suíte Típica Brasileira, de Heitor Villa-Lobos, e uma sequência dedicada a compositores japoneses, como Michiyo Miyagi, Toshiro Mayuzumi e Ryuichi Sakamoto. Também teremos a Sonata de J. Bodin de Boismortier. Os dois serão acompanhados pela pianista Risa Adachi.
O Festival de Violoncelos realiza na terça-feira, 26 de março, o Concerto das Nações em Belo Horizonte. O evento será para convidados, no Centro de Referência do Queijo Artesanal. Na ocasião, se apresentam violoncelistas de vários países participantes. O programa será igualmente diverso, com as mesmas obras executadas na abertura do festival.
O dia seguinte, quarta-feira, 27 de março, às 20h, será a vez da nossa Jovem Orquestra de Ouro Branco se unir aos violoncelistas Matias de Oliveira Pinto, Eduardo Swerts, Elisabeth Fürniss, Hugo Pilger e Fábio Presgrave para um concerto na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro que promete ser inesquecível. A JOOB tem regência de Marcos Silva-Santos. No programa, obras de Joseph Haydn, Tchaikovsky , Astor Piazzolla e outros.
O Festival de Violoncelos leva sua programação para Ouro Preto na quinta-feira, 28 de março. Às 19h, um repertório especial irá tomar conta do mais antigo teatro em funcionamento das Américas, a Casa da Ópera. A abertura do concerto será com a Suíte nº4 em Mi bemol, para dois violoncelos, de J. Sebastian Bach, executada por Elisabeth Fürnisse e Matias de Oliveira Pinto. Em seguida, Matias apresenta Yemanja para cello solo, de Paulo Costa Lima. A próxima atração é a Suite Populaire Espagnole, de Manuel de Falla, com o violoncelista Eduardo Swerts acompanhado pela pianista Risa Adachi. Para encerrar, Kayami Satomi, também acompanhado por Risa, apresenta uma série de obras de compositores japoneses. Destaque para Merry Christmas, Mr Lawrence, de Ryuichi Sakamoto, tema do filme de mesmo nome, de Nagisa Ōshima.
Sexta-feira, 29 de março, é dia do último concerto do festival em Ouro Branco, às 19h,na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro. Na ocasião se apresenta Ensamble de Cellos do 10o Festival de Violoncelos, com regência de Kayami Satomi e participação dos violoncelistas Márcio Carneiro, Elizabeth Fürniss e Victória Saldarini, O destaque do programa é a Nona Sinfonia de Beethoven (com arranjo de Diego Bosnich), que completa 200 anos em 2024,
A peça foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O quarto movimento, a Ode à Alegria, tornou-se o hino oficial da União Europeia em 1985. Desde 2003, sua partitura original integra, oficialmente, a lista da Memória da Humanidade.
O encerramento do 10o Festival de Violoncelos será no sábado, 30 de março, em Belo Horizonte, às 16h, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. O programa será o mesmo do dia anterior. Além de Beethoven, teremos obras de Robert Schumann, Antonín Dvorák, entre outros.
Com exceção do Concerto das Nações, no dia 26 de março, que será para convidados, todas as apresentações têm entrada gratuita.
Atividades pedagógicas
Além da programação de concertos, o festival conta com oficinas, masterclasses, ensaios diários da JOOB e do Ensamble, além de palestras. Essas atividades são realizadas no IFMG e no Hotel Verdes Mares, das 9h às 17h. A entrada é exclusiva para os participantes e credenciados.
O Festival de Violoncelos tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura- Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Gerdau, CORI-MG, 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, White Martins, Milplan Engenharia. Apoio: Conselho Municipal de Política Cultural, Prefeitura Municipal de Ouro Branco, MMGerdau- Museu das Minas e do Metal, Hotel Verdes Mares, Consulado Geral da República Federal da Alemanha- Rio de Janeiro, Embaixada da Espanha no Brasil e Consulado da Itália de Belo Horizonte, Centro de Referência do Queijo Artesanal, IFMG-Ouro Branco Abracello, Bam, Teatro Municipal - Casa da Ópera de Ouro Preto, Hotel Verdes Mares
Realização: Casa de Música de Ouro Branco
Mais informações no site www.casademusica.org.
PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS
23/03, sábado
Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
19h
Programa
L.van Beethoven Sonata lá maior op 69
I Allegro ma non tanto
II Allegro molto
III Andante Cantabile Allegro Vivace
Elisabeth Fürniss, violoncelo
Risa Adachi, piano
G.Martucci "Due Romanze" op.
U.Pedraglio "Come un Comico" (cello solo)
G.Rossini "Une Larme, Thème et variations" n.10
Victória Saldarini, violoncelo
Risa Adachi, piano
D. Popper Réquiem op.66 / Transcrição: Pierro Bastianelli
Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola, Maria Eduarda Canabarro e Milene Jorge Aliverti, violoncelo
Rita Lee Mania de você
Arranjo: Teresa Cristina Rodrigues
Glorinha Gadelha e Sivuca Feira de Mangaio
Arranjo: Ocelo Mendonça
Geoffrey Keating Dance Hall Suite
Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola, Maria Eduarda Canabarro, violoncelo
Isaac Albeniz Tango from España, op.165 n.2
Arranjo: J. Nurse
Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola e Milene Jorge Aliverti, violoncelo
24/03, domingo
Auditório do Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
19h
Programa
Dolce Duo
Nuria Muntaño e Milene Aliverti, violoncelos
Ernst Mahle. Duetos modais
E. Villani Cortes Sétima folha do diário de um Saci
O. Lacerda Choro Seresteiro
S. Maynes Suite Caribeña
Swing in blue
Arrulladora
Danzon
Tangazo
Son de Jalisco
M. Escudero Bulerias
S. Barros (Ximbinho) Sonoroso
Baden Powell
Vinícius de Morais Apelo
Totonho
Paulinho Resende O Surdo
I.Albeniz Sevilla
25/03, segunda-feira
Auditório do Hotel Verdes Mares
(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)
19h
Programa
J. Bodin de Boismortier Sonata para dois violoncelos em ré menor
Allemande - Gravement
Allemande - Gayment
Lentement
Guigue – Moderato
Hugo Pilger, violoncelo
Kayami Satomi, violoncelo
H. Villa-Lobos Suíte Típica Brasileira
I- O Canto do Capadócio
II- O Canto da nossa terra
III O trenzinho do caipira
Hugo Pilger, violoncelo
Risa Adachi, piano
Haru no Umi Michiyo Miyagi
Bunraku Toshiro Mayuzumi (solo)
Kaze no Toorimichi Joe Hisaishi
Merry Christmas, Mr Lawrence Ryuichi Sakamoto
Kayami Satomi, violoncelo
Risa Adachi, piano
26/03, terça-feira
Centro de Referência do Queijo Artesanal- BH- Concerto das Nações
(evento fechado para convidados)
Programa
L.van Beethoven Sonata lá maior op 69
Allegro, ma non tanto
Scherzo, Allegro molto
Adagio Cantabile, Allegro Vivace
Elisabeth Fürniss, violoncelo
Risa Adachi, piano
G.Martucci Due Romanze op.72
G.Rossini Une Larme, Thème et variations n.10
Victória Saldarini, violoncelo
Risa Adachi, piano
Glorinha Gadelha e Sivuca Feira de Mangaio
Arranjo: Ocelo Mendonça
Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola e Maria Eduarda Canabarro, violoncelo
Isaac Albeniz Tango from España, op.165 n.2
Arranjo: J. Nurse
Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola e Milene Jorge Aliverti, violoncelo
27/03, quarta-feira
Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
20h
Concerto da JOOB e solistas convidados
Regência: Marcos Silva Santos
Programa
J.Haydn Concerto em Dó maior – Matias de Oliveira Pinto
Tchaikovsky Andante Cantabile – Eduardo Swerts
D.Popper Rapsódia Húngara Op. 68 -Elisabeth Fürniss
A.Piazzolla Milonga - Hugo Pilger
Wellington Gomes Fantasia - Fábio Presgrave
28/03, quinta-feira,
Teatro Municipal - Casa da Ópera de Ouro Preto
(R. Brg. Musqueira, 104, Centro)
19h
Programa
J.S.Bach Suite nº4 em Mi bemol maior- BWV 1010
versão para dois Cellos
Preludio
Allemande
Courante
Sarabande
Bourree I e II
Gigue
Elisabeth Fürniss
Matias de Oliveira Pinto
Paulo Costa Lima Yemanja para Cello solo
Matias de Oliveira Pinto
Manuel de Falla Suite Populaire Espagnole
. El paño moruno
. Nana
. Canción
. Polo
. Asturiana
. Jota
Eduardo Swerts, violoncelo
Risa Adachi, piano
Haru no Umi - Michiyo Miyagi
Bunraku - Toshiro Mayuzumi (solo)
Kaze no Toorimichi - Joe Hisaishi
Merry Christmas, Mr Lawrence - Ryuichi Sakamoto
Kayami Satomi - violoncelo
Risa Adachi- piano
29/03, sexta-feira
Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro
(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)
19h
Concerto do Ensamble de Cellos do 10o Festival de Violoncelos de Ouro Branco
Regência: Kayami Satomi
Programa
D. Cervo - Abertura Brasil 2012
R.Schumann - Adagio do Concerto para Violoncelo e orquestra |
Solista: Elizabeth Fürniss
P. Mascagni - "La Notte" "Inno del Sole" da Ópera Iris |
Solista: Victória Saldarini
Melodia popular catalã, arr.: Pablo Pasals - El cant dels Ocells ("Canto dos Pássaros")
Solista: Nuria Rosa Muntañola
A.Dvorak - Humoresque
G. Fauré - Elegie |
Solista: Márcio Carneiro
L. van Beethoven - Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125
(Arr.: Diego Bosnich)
M. Ravel - Le Jardin Féerique
F. von Suppé - Abertura da Cavalaria ligeira
Guerra-Peixe – Mourão
30/03, sábado
MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
(Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários - Belo Horizonte)
16h
Concerto do Ensamble de Cellos do 10o Festival de Violoncelos de Ouro Branco
Regência: Kayami Satomi
Programa
D. Cervo - Abertura Brasil 2012
R.Schumann - Adagio do Concerto para Violoncelo e orquestra |
Solista: Elizabeth Fürniss
P. Mascagni - "La Notte" "Inno del Sole" da Ópera Iris |
Solista: Victória Saldarini
Melodia popular catalã, arr.: Pablo Pasals - El cant dels Ocells ("Canto dos Pássaros")
Solista: Nuria Rosa Muntañola
A.Dvorak - Humoresque
G. Fauré - Elegie |
Solista: Márcio Carneiro
L. van Beethoven - Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125
(Arr.: Diego Bosnich)
M. Ravel - Le Jardin Féerique
F. von Suppé - Abertura da Cavalaria ligeira
Guerra-Peixe – Mourão
Fonte: Assessoria de Comunicação