Cidade

O curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (PPGEnBio)


Publicado em 26/04/2024, por Erica Machado.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Campus Alto Paraopeba  (CAP), oferece cinco graduações em engenharia, dentre elas temos: bioprocessos, civil,  mecatrônica, química e telecomunicações, sendo cursos gratuitos e de qualidade na  região. Assim, para apresentar cada um destes serão realizados textos sobre cada um  deles, iniciando pela engenharia de bioprocessos. 

O Curso de Engenharia de Bioprocessos tem o foco nas áreas relacionadas à  biotecnologia, que é um conjunto de técnicas que usam tecidos, células ou componentes  moleculares para produzir ou modificar produtos, melhorar plantas ou animais, cujo  objetivo final é melhorar a qualidade de vida humana. Com isso, é essencial que haja a  percepção de que biotecnologia é um conceito com várias evoluções, assim, existe um  vasto campo de atuação e alguns dos setores são: administração empresarial, processos e  produtos biotecnológicos e gestão de projetos, todos eles relacionados principalmente às  indústrias de alimentos e bebidas, fármacos, energia e meio ambiente. 

Durante a graduação em Engenharia de Bioprocessos no Campus Alto Paraopeba  da UFSJ o estudante pode se envolver em diversos projetos que contribuirão para a sua formação acadêmica e, dessa forma, preparando este futuro profissional tanto para o  mercado de trabalho, quanto para a continuidade dos estudos em nível de pós-graduação.  Boa parte destes projetos contam com bolsas que auxiliam na manutenção do estudante  na universidade. 

Um exemplo são os projetos de iniciação científica (IC) que é um programa  oferecido em muitas instituições, seja de ensino público ou privado, para que alguns  alunos selecionados, possam realizar pesquisas e aprofundar seus conhecimentos em uma  determinada área do curso. Na revista virtual do PET-DPCFC trazemos diversos  exemplos de projetos de iniciação científica desenvolvidos na UFSJ. Por exemplo, na 6ª  edição desta revista (https://petdpcfc.wixsite.com/revistavirtual) foi abordado o tema de  pesquisa em “Biossíntese de Goma Xantana a partir de Nutrientes Extraídos do Bagaço  de Cana de Açúcar”. O objetivo desta pesquisa está relacionado à produção de goma  xantana que é um aditivo alimentar utilizado na fabricação de diversos produtos, assim,  realiza-se o uso de um meio composto por sacarose (açúcar) retirado do bagaço de cana 

de açúcar e, analisa-se a taxa de consumo do açúcar e produção da goma por dia de  cultivo. Além disso, outro fator seria que o Brasil importa goma xantana para suprir a  demanda nacional e, neste cenário, a cana de açúcar, que é uma planta com grande  importância econômica pode ter utilidade como fonte de carbono para geração desse  produto no mercado nacional. Os estudantes de Iniciação Científica desenvolvem esse  tipo de pesquisa orientados por professores e ainda têm a possibilidade de receber uma  bolsa no valor de setecentos reais mensais. 

O Programa de Educação Tutorial é um dos projetos que existe na Universidade  desenvolvido por um grupo de estudantes com tutoria de um docente, para auxiliar na  organização da equipe e no desenvolvimento das atividades voltadas para os três pilares  da educação que são: ensino, pesquisa e extensão. Existem diversas linhas de projetos e  um deles é a revista virtual que tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos  que estão sendo realizados na instituição, proporcionando uma maior visibilidade dos  mesmos. 

Esses são alguns exemplos das muitas atividades que um estudante de graduação  em Engenharia de Bioprocessos pode realizar além das aulas. Além disso, após a  graduação o engenheiro pode ingressar no mercado de trabalho ou seguir com os estudos  na pós-graduação. Atualmente, a UFSJ-CAP conta com um curso de mestrado na área de  biotecnologia, falaremos sobre ele a seguir.

 

* Texto: Grupo PET-DPCFC