Cidade
APAE Ouro Branco Receberá Emenda Parlamentar
Verba irá auxiliar na manutenção de serviços assistenciais da instituição
Publicado em 14/04/2021, por Erica Machado.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Ouro Branco, receberá emenda parlamentar no valor de R$50.000,00 (Cinquenta mil reais), para suprir demandas pontuais de suas atividades. A verba foi conquistada pelo advogado e ativista político, Sávio Fontes, junto ao Deputado Estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT/MG).
Segundo Sávio, é muito importante que a APAE e todas as demais associações de Ouro Branco, estejam fortalecidas para que continuem desempenhando em seus diversos segmentos, um trabalho com relevância pública e social, que contribui muito para o desenvolvimento da cidade.
Para Mohara Lana Saraiva, Gestora voluntária da APAE, a verba irá auxiliar na manutenção dos serviços assistenciais da APAE de Ouro Branco, que tem têm a finalidade de promover a melhor inserção das pessoas portadoras de deficiências e suas famílias na vida produtiva, social e política do país.
A Instituição
Atualmente a APAE Ouro Branco possui 189 usuários inseridos em seus programas e serviços. A instituição atua preponderantemente na área de assistência social, oferecendo, também, serviços nas áreas de educação e saúde, cujas finalidades são promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento em seu ciclo de vida, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania, além de prestar serviços de habilitação e reabilitação a este público e promover sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimentos, assessoramento na defesa e garantia de direitos para todos e suas famílias.
Esses usuários são encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação (escolas da rede municipal); pela rede de proteção; pelo CEPRAC; UBS e, também, por demandas espontâneas para atendimentos nos serviços técnicos de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, terapia ocupacional (com o diferencial da prática de integração sensorial) e fonoaudiologia.
No ano de 2021 também será ofertada a sala recurso, para atendimentos educacionais especializados para os alunos matriculados na Instituição e na rede pública de educação. Outra novidade será a execução de um projeto, em parceria com a Gerdau, para desenvolver ações e capacitações na área do empreendedorismo para as pessoas com deficiência, uma vez que que muitos usuários estão fora do mercado formal de trabalho. Esses trabalhos serão desenvolvidos assim que os protocolos sanitários permitirem, devido a pandemia da COVID 19.
Atualmente, a principal fonte de renda é o Convênio com a Secretaria Municipal de Educação para a contratação de funcionários, serviços e custeio de despesas administrativas.
As pessoas que desejam ajudar a APAE podem fazê-lo através do voluntariado, contribuindo com o seu conhecimento e com o seu tempo para a execução das atividades da Instituição, que demanda de muito apoio da comunidade. A ajuda também pode vir por meio de visitas a entidade, que está sempre aberta a mostrar a sociedade civil como é o seu funcionamento. Além disso, a APAE recebe doações de dinheiro para custeio de suas demandas; de roupas para o bazar que funciona na Instituição (que além de ser uma fonte de renda, ajuda na inserção dos alunos no mercado de trabalho, através das práticas em venda) e de alimentos (nessa pandemia estão sendo arrecadados alimentos para ajudar as famílias atendidas, uma vez que muitas se encontram em situação de vulnerabilidade social).
A Emenda
Município: Ouro Branco
Indicação: 67033
Órgão: SEDESE - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de MG
Tipo de Atendimento: Serviços - Apoio