Cidade
Clube de Leitura de Ouro Branco tem campanha permanente de doação de absorventes
Conheça o grupo que desde o ano passado realiza campanha que virou política pública na cidade
Publicado em 07/07/2021, por Jaciara Lima.
Em janeiro de 2020, quatro amigas: Valéria Giacchero, Bruna D´Ângela, Thea Beatriz Goulart e Fernanda Montebrune, iniciaram em Ouro Branco um clube de leitura para mulheres, o “ Leia Como uma Garota'', focado em leituras feministas. Em seus primeiros encontros, as ideias não ficavam apenas no campo das discussões e encontros literários, as pautas partiam, também, de encontro a iniciativas de voluntariado e ações voltadas para o público feminino. Um dos primeiros encontros foi realizado pouco antes da pandemia, no evento do dia 8 de março, dia internacional da mulher, que aconteceu na cidade e o grupo se reuniu para atrair mais leitoras em um estande com livros da temática.
O grupo de leitura conta hoje com 16 mulheres, os encontros de discussões, que seriam presenciais, marcados para acontecer mensalmente com a leitura concluída do livro selecionado, precisaram ser adiados por conta da pandemia. Para seguirem com iniciativas, mesmo sem os encontros presenciais, as participantes se organizaram e iniciaram a campanha permanente de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social, que foi acentuada com a crise sanitária. Fernanda Montebrune conta como acontecem as arrecadações e a distribuição: "arrecadamos de pessoas particulares, amigas e pessoas que ficam sabendo da nossa ação e distribuímos para algumas entidades aqui de Ouro Branco, que nós mesmas fomos levantando e conversando sobre as necessidades. Então, atualmente, a gente atende ao CRAS, a OFAAM, a APAT, a ASCOOB, o Centro Espírita Amor ao Próximo e a Turma do Bem”. A iniciativa consegue, mensalmente, realizar a entrega de cerca de 1700 absorventes para estas instituições, com kits de 16 absorventes para cada mulher, entendidos e calculados como suficientes para um ciclo menstrual.
Em Maio deste ano, as vereadoras Valéria e Nilma apresentaram o Projeto de Lei Nº 33/2021 que “dispõe sobre as diretrizes para ações da dignidade menstrual e o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos no município de Ouro Branco – MG e dá outras providências” e autoriza o Poder Executivo a fornecer ou distribuir gratuitamente absorventes higiênicos às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como as estudantes de escolas públicas municipais, foi votada e aprovada na Câmara municipal e teve apoio de todos os vereadores. Fernanda ainda reforça “sabemos da PL aprovada e ficamos muito contentes. Seremos informadas assim que ela for sancionada e acreditamos que não será mais necessário continuarmos com este trabalho voluntário porque o poder público vai conseguir suprir esta necessidade, o que é uma ótima notícia e o ideal é que boas práticas virem mesmo políticas públicas."
Mundialmente, o dia 28 de Maio é celebrado como o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, uma data importante para a conscientização e chamada para políticas públicas de combate às carências que acometem milhares de meninas e mulheres no Brasil. Segundo a UNICEF “A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. O problema afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo”.