Região

CSN Mineração impulsiona desenvolvimento regional com investimento de 15 bilhões

Um novo capítulo se inicia para a mineração responsável no Brasil com geração de emprego e foco na sustentabilidade


Publicado em 11/09/2024, por Erica Machado.

A CSN Mineração dá um importante passo rumo ao futuro, com um investimento de mais de 15 bilhões de reais para a expansão da Companhia. Um dos destaques desse investimento é a construção da inovadora Planta de Itabiritos P15, que permitirá o beneficiamento de minério já extraído e atualmente estocado, além da implantação de novas plantas que irão permitir o reaproveitamento dos rejeitos existentes nas barragens, acelerando o processo de descaracterização dessas estruturas. Essas iniciativas, além de aumentarem a vida útil da mina por reaproveitarem produtos lavrados anteriormente, demonstra a busca da empresa por soluções sustentáveis e representa um avanço significativo para a indústria mineral brasileira e para o desenvolvimento regional.

A nova planta de Itabiritos P15 irá operar livre de barragens e será construída com as mais modernas tecnologias, de modo a otimizar a utilização dos recursos minerais, garantindo um maior aproveitamento da mina atual e a continuidade operacional da CSN Mineração por muitas décadas. Durante suas obras serão gerados 4.000 novos empregos, além de outros 1000 empregos fixos após sua implantação e a manutenção dos postos atuais de trabalho. Além disso, os novos projetos impulsionarão o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, gerando novos empregos, fomentando o comércio, os serviços e aumentando a arrecadação de impostos essenciais para investimentos em infraestrutura, educação e saúde.

Essas iniciativas representam mais do que um investimento em projetos para reprocessamento de minérios já lavrados, baseados no conceito de economia circular, mas também permitirão posicionar a CSN Mineração como uma das empresas líderes na produção de “Minério Verde” no mundo, visto que o produto final produzido, dada a sua qualidade com altos teores de ferro, é fundamental para as novas rotas de produção de aço com menor emissão de carbono, alinhando-se à demanda global de descarbonização da indústria siderúrgica e contribuindo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Assim, a CSN Mineração reafirma seu compromisso com a região e com o desenvolvimento sustentável e consolida seu papel como agente transformador, combinando experiência técnica com responsabilidade social e ambiental. Esses investimentos que impulsionarão o crescimento da cidade, são um marco do desenvolvimento econômico para a região e para o Estado de Minas Gerais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa