Brasil e Mundo

Governo de Minas anuncia a autorização da ANVISA para importação da vacina Sputnik V


Publicado em 07/07/2021, por Jaciara Lima.

No dia 8 junho o governo mineiro anunciou o pedido, em caráter excepcional, para a importação da vacina russa para o estado. Segundo o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti,  as negociações com o Fundo Soberano Russo já estavam em andamento avançado. Agora, no dia 2 julho, o governo anunciou que a  Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a autorização. A expectativa é que o primeiro lote de aquisição contenha 428 mil doses do imunizante,  corresponde a imunização de 1% da população mineira, limite máximo estabelecido pela agência reguladora.


O governador Romeu Zema comemorou a aprovação da Anvisa para compra do imunizante. “A Anvisa autorizou a nossa solicitação de importação de 428 mil doses da vacina Sputnik. Mas, agora, o fundo soberano russo vai junto com a Seplag dar a data da entrega, que eu espero que seja o mais breve possível".


O Estado reforça que a importação da Sputnik V será realizada respeitando condicionantes e assinatura de Termo de Compromisso, para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei nº 14.124/2021.