Cidade

Ouro Branco inicia a vacinação da segunda dose contra a Covid-19

Na corrida pra vacina, Minas Gerais precisa apertar o passo pra alcançar resultados satisfatórios na vacinação


Publicado em 14/04/2021, por Ramon Vinny.

Ouro Branco segue a luta contra a COVID-19, 93% das vacinas destinadas a cidade já foram aplicadas

A secretaria municipal de saúde iniciou essa semana a nova fase da vacinação contra a COVID-19. Após o intervalo recomendado pelas organizações mundiais de sáude as equipes de imunização partiram para aplicação da segunda dose aos idosos acima de 70 anos, segundo a secretária de saúde do municipio o intervalo de aplicação está seguindo de acordo com as orientações dos laboratorios de cada vacina, no caso da CoronaVac (China/Butantan) intervalo mínimo da primeira e a segunda dose acontece entre 15 dias a 28 dias, para a AstraZeneca (Oxford/Fio Cruz) os melhores resultados acontecem quando a segunda dose é aplicada em um intervalo mínimo de 1 mês e no máximo 3 meses após a primeira aplicação.

Em Ouro Branco as equipes volantes de vacinação contra Covid-19 estão visitando os idosos em suas residências para vaciná-los. No boletim divulgado nessa quarta-feira (14) o vacinômetro da Prefeitura Municipal de Ouro Branco informou que das 3.937 vacinas recebidas para a primeira dose 93% (3662) já foram destinadas ao ourobranquences, já para a segunda dose, das 2907 doses 49% (1444) foram aplicadas, ou seja, do total de 6844 vacinas recebidas pelo município 5076 cidadãos ja estão vacinados.

Minas em atraso

Enquanto grande parte da população aguarda pela vacina, o número de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose no estado preocupa. Na última terça-feira (13) o Ministério da Saúde divulgou a lista dos estados com alto índice de atrasados para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19. O Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse que cerca de 1,5 milhões de brasileiros ainda não tomaram a segunda dose da vacina.

Estas pessoas ainda não podem ser consideradas imunizadas, e precisam procurar os postos de vacinação para tomarem a segunda dose, uma vez que, a eficácia da vacina anti-covid só é obtida com a aplicação de duas doses do imunizante. O ministério da saúde informou que mesmo aqueles que perderam o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação.

Em Minas Gerais são 89.122 pessoas que só participaram da primeira fase de imunização, o estado ocupa atualmente a 5ª posição no ranking nacional no número de atrasados.