Cidade
Concurso de fotografia organizado pela Gerdau revela beleza de Reserva Natural em Ouro Branco
Ação contou com a participação dos “Amigos da RPPN”, que promovem a preservação ambiental na região
Publicado em 15/10/2024, por Erica Machado.
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, divulga o resultado do 2º Concurso de Fotografia da sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Luis Carlos Jurovsky Tamassia, em Ouro Branco (MG). Realizada pelo comitê gestor da RPPN e apoiado pelo Programa Gerdau Germinar, a iniciativa teve como tema “Árvores da RPPN” e contou com a participação dos “Amigos da RPPN”, que promovem a preservação ambiental na região.
De acordo com especialista em Sustentabilidade da Gerdau, Diogo Felcar Saraiva, o projeto foi criado para engajar a comunidade local em ações de preservação. “Essa iniciativa fortalece a parceria entre a comunidade e a RPPN, transformando os moradores em guardiões da área protegida. Quem conhece e participa, cuida. Ao integrar a população local nas ações de preservação, promovemos a conscientização e o respeito pelo meio ambiente”, justifica Saraiva.
Inscritas nas categorias “Câmera Fotográfica” e “Celular”, as fotografias foram avaliadas e selecionadas por um júri técnico, que analisou a capacidade de diálogo com o tema e categoria, criatividade, originalidade, composição e impacto de cada imagem.
Os vencedores desta edição foram Wellington Dourado (1º lugar), Diogo Giorni (2º), Giorgio Gonçalves (3º) e Ronaldo Luz (4º) na categoria “Celular”. Na categoria “Câmera Fotográfica”, Bruno Álvares conquistou o primeiro e segundo lugar, com duas fotografias.
Destaque na categoria “Câmera Fotográfica”, Bruno Álvares garante que a experiência foi transformadora. “Participar desse concurso foi uma oportunidade de me reconectar com a fotografia e com a natureza. Cada clique foi um convite para redescobrir a beleza que muitas vezes passa despercebida”, afirma.
Membro do projeto e colaborador da Gerdau na Usina Ouro Branco, Álvares também destacou a importância da iniciativa da Gerdau: “Além de ser um hobby que me encanta, essa ação é importantíssima para a comunidade. As atividades nos ajudam a cuidar da nossa saúde física e mental, como reforça nosso compromisso com a preservação”.
As reservas particulares do Patrimônio Natural são áreas protegidas e criadas voluntariamente por seus proprietários. Atualmente, o Brasil conta com 1.136 RPPNs, preservando mais de 621 mil hectares de áreas naturais.
A RPPN Luis Carlos Jurovsky Tamassia, mantida pela Gerdau, é uma das reservas reconhecidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Com remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica, ela promove o equilíbrio ecológico e o incentivo à pesquisa científica, além de desempenhar um papel fundamental na preservação da biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero e na promoção da sustentabilidade com a comunidade da região.
Crédito: Bruno Alvares
Premiação
Os vencedores do concurso foram premiados com troféus, livros e um passeio exclusivo de barco no Reservatório Soledade. As fotografias selecionadas serão incorporadas ao banco de imagens da RPPN e utilizadas nos materiais institucionais da Gerdau, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a valorização da biodiversidade.
Cérdito: Wellington Dourado
Como participar?
Quem tiver interesse em ser parte do grupo “Amigos da RPPN”, precisa fazer capacitação, que já tem data para ser realizada. Será no dia 7 de dezembro, no Biocentro Gerdau Germinar, em Ouro Branco. Os novos participantes receberão orientações sobre o uso sustentável da reserva e assinarão um termo de responsabilidade, oficializando seu compromisso com a proteção ambiental. Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário online, disponível a partir de 21 de outubro. Para mais informações, envie um e-mail para: cpg-gerdaugerminar@gerdau.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa