Brasil e Mundo
Região avança para onda amarela
Sete macrorregiões mineiras saem da onda vermelha segundo pesquisa do Governo do Estado
Publicado em 09/07/2021, por Ruhan Mendes.
Governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (8/7) que o Vale do Aço vai para onda verde e outras sete macrorregiões avançam para a amarela. Segundo dados, a taxa de incidência da covid-19 em Minas caiu 29% na última semana e 36% nos últimos 14 dias.
O avanço, seguindo o plano Minas Consciente, foi determinação do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os dados da pandemia no estado. O que possibilitou essa mudança foi a queda consistente dos indicadores que medem a situação da pandemia em Minas. A queda na taxa de incidência da doença, que demonstra a circulação do vírus na sociedade, permitiu a evolução das macrorregiões Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte para a onda amarela. Elas se unem à macrorregião Sudeste, que já estava nessa fase nas últimas semanas.
Seguem na onda vermelha as regiões Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul. No entanto, nenhuma delas possui mais a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, o que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas. As mudanças entram em vigor a partir de sábado (10/7).
Assim, todas as regiões do estado estarão autorizadas a retomarem o ensino presencial com segurança. O protocolo sanitário está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Para mais informações clique aqui e acesse o site da Agência Minas Gerais.