Cidade

Coral Cidade dos Profetas estreia em Ouro Branco com concerto especial de música colonial mineira

A riqueza da música colonial mineira ganha um novo capítulo com o Coral Cidade dos Profetas em Ouro Branco.


Publicado em 01/04/2025, por Ramon Vinny.

 No dia 6 de abril, às 20h, o grupo se apresenta na Igreja Matriz de Santo Antônio, acompanhado por uma orquestra, na abertura da Semana das Dores. A entrada é gratuita.

O concerto será dedicado ao setenário das dores de Maria, com um repertório que inclui obras dos compositores Jerônimo de Souza Lobo e Padre João de Deus Castro Lobo, além de peças raras do álbum Coral Cidade dos Profetas interpreta obras Inéditas do Período Colonial. O evento também presta homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Para o maestro José Herculano Ticula, a apresentação tem um significado histórico especial. “Interpretar esse repertório em uma igreja colonial restaurada com tanto cuidado é uma experiência emocionante, especialmente em Ouro Branco, por onde passaram grandes compositores a caminho de Ouro Preto, um dos principais polos musicais do período colonial”, destaca.

Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o concerto conta com realização do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Associação Canto Livre, com patrocínio da Cemig.

Coral Cidade dos Profetas: preservação e difusão da música sacra antiga

Desde 1988, o Coral Cidade dos Profetas se dedica à preservação e divulgação da música colonial mineira. Com quatro CDs gravados, o grupo é reconhecido por seu trabalho pioneiro na proteção desse patrimônio imaterial, sendo o único no Brasil a se dedicar exclusivamente ao gênero.

Ao longo de sua trajetória, o coral tem marcado presença em eventos importantes, como Semanas Santas, Festivais de Inverno e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, também oferece formação musical gratuita para pessoas de 10 a 90 anos. Nos últimos dois anos, lançou o coral infantil “Profetas do Amanhã”, reforçando seu compromisso com a musicalização desde a primeira infância.

Não fique de fora!
Data: 6 de abril
Horário: 20h
Local: Igreja Matriz de Santo Antônio, Ouro Branco
Entrada gratuita