Entretenimento

Os Jogos Olímpicos de Tóquio na Pandemia

Saiba como irá acontecer o evento esportivo mais importante do mundo


Publicado em 15/07/2021, por Ruhan Mendes.

A maior competição de esportes do mundo, as Olimpíadas, esse ano realizadas em Tóquio (Japão) começam no dai 23 de julho e terminam em 8 de agosto de 2021. Os Jogos Olímpicos são realizados de quatro em quatro anos, a edição de Tóquio deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada em razão da pandemia de Covid-19.

A cerimônia de abertura acontecerá dia 23, sexta-feira, às 8h horário de Brasília, no Estádio Olímpico. O evento, como de costume, apresenta espetáculos artísticos da cultura do país anfitrião. O encerramento acontece no domingo, 8 de agosto, também às 8h, no mesmo lugar.

Este ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) adicionou cinco novas modalidades ao torneio; beisebol/softball, karatê, escalada, surfe e skate. Ao todo, são 33 esportes divididos em 339 eventos esportivos. Alguns esportes serão realizados antes mesmo da cerimônia de abertura. Por exemplo, Softball e o Futebol Feminino começam na terça-feira 21 de julho. Devido ao fuso horário do Brasil com o Japão (+12 horas), grande parte dos eventos acontecerão durante a madrugada brasileira.

Olimpíadas e a Pandemia

A pandemia de coronavírus continua, e por isso as Olimpíadas deste ano não acontecerão como de costume. Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados sem a presença de público nas áreas da capital. Isso porque o Governo de Tóquio reportou 1.308 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (13). Este é o maior registro desde o dia 21 de janeiro, a média atual era de 882,1 casos por dia.

Devido ao aumento de casos nas últimas semanas, o Governo japonês, colocou Tóquio e outras cidades da região metropolitana em estado de emergência. O período de restrições vai até o dia 22 de agosto. Das 43 instalações olímpicas, apenas cinco podem receber torcedores, além disso, apenas residentes do Japão poderão assistir aos jogos.

As regras não são definitivas, se houver aumento no número de casos, as arenas que ainda receberão pessoas podem fechar seus portões. Por outro lado, se houver diminuição do número de casos, a organização pode flexibilizar as restrições.

Todos os atletas e membros de delegações serão testados duas vezes antes do embarque para o Japão e deverão apresentar resultados negativos para infecção por coronavírus. Ao desembarcarem no Japão, todos serão testados.

Haverá testes regulares durante as Olimpíadas. Caso o atleta teste positivo, o mesmo será transportado para um local onde cumprirá o isolamento e terá sua saúde monitorada. Os atletas infectados não poderão mais competir, porém, podem sair com medalhas do torneio.