Cidade

Relatos de superação da Covid-19

Casal ourobranquence vencem juntos o Coronavírus, momentos difíceis mas a união da família é um remédio a mais para a cura


Publicado em 18/04/2021, por Bruna D'Ângela.

A família do Sr. Luiz Antônio e de sua esposa Maria de Lourdes não deixaram de acreditar na recuperação do casal, casados há 45 anos, as filhas, parentes e amigos se apegaram na fé para que os dois se recuperassem da Covid, pois o quadro era complexo, além da idade os dois tem uma série de comorbidades como diabetes e hipertensão.

O casal mora no bairro Pioneiros, dona Maria de 70 anos e do lar e Luiz Antônio com 69 anos mais conhecido como Luizão aposentado, vieram para Ouro Branco em 1976, ele veio para trabalhar em uma terceirizada e depois passou para a Açominas onde aposentou, criaram as 5 filhas na cidade, Luizão em seu tempo livre, dedicou ao trabalho social e por anos ajudou no Projeto João de barro.


Segundo a filha Luciana eles estavam em isolamento, mas desconfiamos que meu pai acabou sendo infectado o dia que precisou ir ao banco no centro, pois não estavam saindo para lugar nenhum e esse dia foi o único fato diferente da rotina deles. Os sintomas começaram pelo Luiz e dois dias depois Maria, ela foi diagnosticada primeiro e o marido dois dias depois, houve uma piora e precisaram ser internados, ele ficou 13 e Maria 23 dias. Os sintomas iniciais dos dois foram bem parecidos como febre, perda do olfato, distúrbios gastrintestinais, tosse seca, dificuldade para respirar e apetite reduzido.


Esse período de internação foi de muita agonia, pois não podiam receber visitas, a apreensão tomou conta da família, mas Deus operou milagres e mostrou que o impossível pode acontecer, relata Luciana. Os dois ainda estão se recuperando, agora em casa sob nossos cuidados, em breve serão vacinados. Estamos observando que meus pais ficaram com algumas sequelas, uma delas o esquecimento, as vezes estamos conversando com eles e do nada eles param a conversa e pergunta o que estávamos falando e começa contar a história novamente. Mas o pior já passou, estamos felizes por eles estarem em casa novamente.
Minha família agradece imensamente a toda equipe da saúde que cuidou deles, os médicos e enfermeiros que passava notícias diárias para nós com toda doçura, isso nos acalmava e deixava a família tranquila com o tratamento, que Deus possa abençoar a cada um.

 

Ministério da Saúde orienta alguns cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Usar mascara ao sair de casa;
  • Evitar aglomeração e manter o distanciamento social;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Na foto: Luiz, Wanderson, Mário, Luciana, Roberta, Vanessa, Sophia, Maria e Fabio