Brasil e Mundo
UNE elege primeira mulher negra para a presidência da organização
Amazonense, negra, estudante de direito e vinda de família de origem simples, Bruna Brelaz é a nova presidenta da UNE
Publicado em 23/07/2021, por Jaciara Lima.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é uma das principais organizações estudantis representantes de alunos do ensino superior no Brasil. Em seus 84 anos de história, Bruna Brelaz é a primeira mulher negra e do Norte do país a ocupar a presidência da organização.
Segundo a UNE, como integrante, Bruna ajudou a construir, no último mês de março, a principal campanha dos estudantes brasileiros na pandemia da Covid-19, o movimento “Vida, Pão, Vacina e Educação”, que viralizou pelas ruas e redes sociais como síntese poderosa das demandas da população jovem do país contra o atual estado de barbárie. Da mesma forma, Bruna atuou recentemente, ao lado dos principais movimentos sociais brasileiros, na retomada das grandes manifestações populares de rua, na coordenação dos protestos de 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho que pedem o impeachment do então presidente Jair Bolsonaro.
Com experiência em outros cargos na organização, muita luta no movimento estudantil e em Brasília, diretamente com governantes, a Presidenta afirma que uma das principais metas para sua gestão é a mobilização nas ruas e o alcance em todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. Dentre os desafios, estão a revisão da Lei de Cotas, ações para permanência e estudantil e o orçamento das universidades públicas.