Brasil e Mundo

Agosto Dourado - Mês dedicado à promoção do aleitamento materno

Saiba mais sobre os benefícios da amamentação


Publicado em 04/08/2021, por Ruhan Mendes.

Agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno, o termo agosto dourado surgiu por ser considerado um alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, o tema da campanha é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.


A celebração começou no primeiro domingo do mês (1º de agosto), o Dia Mundial da Amamentação, que deu início à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021. No mesmo dia, o Congresso Nacional foi iluminado na cor laranja e continuará assim até o próximo sábado, em apoio a causa. Vale lembrar que no Brasil, o Mês do Aleitamento Materno, foi instituído pela Lei 13.435/2017, que determina que, durante o mês de agosto, sejam intensificadas as ações sobre conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

(Marcos Oliveira/Agência Senado Fonte: Agência Senado)


O primeiro evento ocorreu em 1990, num encontro da OMS com a Unicef. Um ano depois foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, da sigla em inglês), como forma de assumir os compromissos assumidos pelos países envolvidos. Em 2016, a Aliança alinha a campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).


O tema deste ano tem o objetivo de promover como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos no mundo. Ele foi escolhido relacionando com a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável, este é um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. A Agenda 2030 orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos, com 17 metas, que se aplicam a todos os países.


Benefícios da amamentação

(Reprodução/freepik)


Como o estamos falando da Semana Mundial de Aleitamento Materno, não podemos deixar de falar sobre os benefícios desta prática. O leite materno é o alimento mais completo que existe para recém-nascidos e bebês, além de ter grande impacto na redução de mortalidade e morbidade neonatal e infantil.


Pela amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, infecções, obesidade infantil e principalmente as respiratórias. Pesquisas recentes indicam que anticorpos para covid-19 podem passar por meio do leite. Existem estudos que apontam que a amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê, aumentam sua inteligência.


As mamães também são beneficiadas, com a proteção maior contra o câncer de mama, de ovário e o risco de uma hemorragia após o parto é reduzido. Amamentar também evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto, hipertensão arterial e colesterol alto. Também pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e artrite reumatoide.


Existem ainda vários outros benefícios, que seu médico pode apontar. O melhor de tudo, o leite materno é gratuito, é prático e não desperdiça recursos naturais, nem polui o meio ambiente. Aproveite deste momento e das vantagens da amamentação, para seu futuro e do seu bebê.