Cidade

O Projeto Caminho Verde estimula o plantio de árvores em Ouro Branco

Ação de alunos e professores da UFSJ, em parceria com IEF, estimula o plantio de árvores, saiba como garantir uma muda gratuita


Publicado em 08/08/2021, por Bruna D'Ângela.

Para uma cidade mais arborizada e mais bonita o Programa Caminho Verde tem como objetivo contribuir para a melhoria do ambiente urbano por meio do incentivo ao plantio de árvores, juntamente com moradores e conscientização ambiental por meio de atividades educativas e plantio de árvores em escolas.  

O projeto foi criado após um grupo de professores e alunos da UFSJ do Campus do Alto do Paraopeba (CAP) visitarem os bairros do Município de Ouro Branco/MG e observaram o baixo índice de arborização das ruas da cidade. Teve iniciou em 2016 em parceria com a Prefeitura de Ouro Branco/MG e em 2020 se tornou um programa, atualmente o Instituto Estadual de Florestas (IEF) é o principal colaborador do programa, doando as mudas e ajudando no plantio. Desde o início do projeto foram plantados cerca de 519 mudas e doados outras 290.

O programa de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Atua de modo a incentivar o plantio de árvores no município, juntamente com os moradores, contribuindo assim para melhoria da qualidade do ar, um ambiente com temperatura mais agradável, embelezamento da cidade, etc. 

Embora o Município possua a Lei nº 1.655 de junho de 2008, que dispõe sobre o Código de Arborização Urbana, o índice de arborização urbana na cidade é de 56%, inferior à média nacional, que está acima de 60% (IBGE 2010). Belo Horizonte por exemplo, que está a 90 km da cidade de Ouro Branco, possui índice de arborização de 82,7% (IBGE 2010). A arborização urbana nas cidades brasileiras é um desafio, tanto pela inexistência de um planejamento adequado, quanto pela grande carência de áreas verdes.

Atualmente o Programa Caminho Verde é constituído por um grupo de três professores, seis alunos da UFSJ e seis colaboradores do IEF. Não se pode deixar de citar os moradores de Ouro Branco, pois somente com a adesão deles ao programa a cidade aumentará o nível de arborização.

Possui três objetivos principais, no Plantio Urbano os alunos visitam as casas, principalmente em locais cujo índice de arborização é baixo, para divulgar o projeto e entrevistar os moradores por meio de um questionário elaborado pela equipe. O objetivo é avaliar a percepção dos moradores com relação à arborização de suas ruas e da cidade e convidá-los a participarem do projeto, plantando pelo menos uma muda de árvore no passeio ou no quintal de suas casas. O morador que tiver interesse, poderá escolhê-la dentre as opções disponíveis em um catálogo, ele é orientado de acordo com o manual da Companhia Elétrica de Minas Gerais e as normas vigentes do município, com relação ao tipo de muda, a fim de não trazer problemas futuros como interferência na rede elétrica, rompimento da calçada etc.  As mudas são doadas pelo IEF e são catalogadas, a entrega ou plantio da muda é previamente agendada com o morador.

Acolhida Verde realiza plantio de mudas de árvores duas vezes por ano, no início dos períodos letivos, tem como propósito acolher os calouros de forma a fazê-los sentir-se  parte do campus onde irão passar os cinco anos de suas vidas, deixando o seu legado.Em parceria com a organização da Semana da Acolhida e com o programa de extensão CAP – Coleta Seletiva no Campus Alto Paraopeba. Os participantes escolhem um representante de cada turma ingressante dos cursos oferecidos no Campus, quais sejam:  Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Mecatrônica, os quais ficam responsáveis por plantar uma muda (escolhida pela turma a partir do catálogo do Caminho Verde) em uma área do campus. A turma também fica responsável por personalizar sua placa contendo a identificação da espécie da árvore, dados da turma como nome do curso, período e a data do plantio. 

Já o projeto Escola Verde é realizado em escolas públicas ou privadas, as atividades que são desenvolvidas são: a) aplicação de questionário para avaliar percepção das crianças e jovens sobre a arborização onde moram e questões ambientais; brincadeiras como origami e desenho para colorir sempre com o cunho ambiental e respeito ao meio ambiente; plantio de mudas de árvores na escola; entrega de panfletos com orientações sobre o plantio e cuidados com as árvores, etc. Essas atividades nas escolas vêm contribuindo tanto para a divulgação do UFSJ e dos cursos que são oferecidos pela Universidade quanto do Programa Caminho Verde. Para surpresa da equipe, muitos alunos dessas escolas desconheciam o Campus da UFSJ na região.

A melhor parte do projeto é o contato com os moradores da cidade, os momentos da entrega são alegres e contagiantes. Tiramos uma foto para as redes sociais. São momentos divertidos e marcantes pelo carinho dos moradores, pessoas que se preocupam em estar elegantes no momento de tirar a foto; cachorros que perseguem alguém da equipe, pessoas que mostram suas plantas, contam casos, oferecem frutas, água, café etc. Típico dos mineiros. O Programa vale muito a pena e a gratidão dos moradores é imensurável. assim relata aluna Tarsila que participa do programa

Todos os estudantes que participam evoluem pessoalmente e profissionalmente, porque cada ação realizada possibilita trocas de experiências entre a equipe e a comunidade. Além disso, é muito gratificante para a equipe saber que um gesto simples como plantar ou doar uma árvore poderá contribuir para uma cidade melhor, seja por meio da felicidade e bem estar que levamos às pessoas, ou por todos os conhecimentos que transmitimos, ou, simplesmente, pelos benefícios em relação ao meio ambiente, no fim, sabemos que estamos ajudando para que a cidade fique cada vez melhor. 

Durante a pandemia, os plantios foram suspensos, as atividades foram adaptadas como: a) maior divulgação online do Programa por meio do Instagram, com informações e dados sobre sustentabilidade e arborização; b) elaboração de um questionário online, o qual foi divulgado no Facebook, para avaliar a percepção da comunidade com relação à arborização e os impactos da Covid em sua rotina. Nele o morador pode solicitar uma muda. Foram realizadas Lives e palestras durante  o  evento da Semana do Meio Ambiente em 2021.

As atividades de plantio e doação de mudas retornaram em junho de 2021 e a equipe em parceria com o IEF, voltou a plantar e entregar mudas aos moradores, sempre respeitando as normas de segurança sugeridas pela OMS.

  •  Como as pessoas podem ajudar e também solicitar?

As pessoas podem colaborar plantando pelo menos uma muda de árvore em sua calçada, cuidando para que ela cresça, divulgando o Programa e zelando por todas as árvores da cidade. 

Durante a pandemia, o questionário para solicitar uma doação ou plantio de muda gratuita pode ser respondido pelo link: https://forms.gle/pf5aCUxNvjwEfDUm9   ou escaneando o QR CODE da imagem. 

 

Contatos

@programacaminhoverde - Instagram e Facebook

caminhoverdecap@gmail.com

https://sites.google.com/view/caminho-verde

**Vale ressaltar que o projeto depende de doações de mudas de parceiros. Sendo assim a entrega da muda para o morador da cidade estará sujeita à disponibilidade. E ainda, a entrega da muda pela equipe ao morador será previamente agendada, por isso é fundamental ao preencher o questionário online deixar o contato do whatsapp.