Cidade

Amamenta Ouro Branco passará a integrar Calendário Oficial do Município

Projeto de Lei que institui a semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno é aprovado por unanimidade na Câmara Municipal


Publicado em 11/08/2021, por Erica Machado.

 

Na noite de ontem, 10, a Câmara Municipal de Ouro Branco aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n 57/2021, de autoria da Vereadora Valéria Melo, que institui a semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno.

O evento denominado “Amamenta Ouro Branco” será comemorado anualmente durante a primeira semana do mês de agosto, período em que se comemora a “Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno”, passando a integrar o Calendário Oficial do Município.

O objetivo da Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno é incentivar a prática da amamentação exclusiva até os 6 meses e continuada por 2 anos ou mais, disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e as crianças, e também, sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam a importância da amamentação prolongada e apoiem a mulher que amamenta.

No PL aprovado ainda está prevista a realização de ações de orientação e incentivo à participação das munícipes por meio de promoção de palestras e seminários sobre a amamentação, realização de eventos específicos sobre o tema nas unidades de saúde, hospitais, escolas e empresas do município, além de um encontro de mães amamentando seus bebês, o “Mamaço”.

Segundo a Vereadora Valéria a aprovação deste Projeto é mais uma importante conquista para as mulheres, tendo em vista que até pouco tempo as mesmas não podiam se quer amamentar seus filhos em público, e hoje já adquiriram esse direito. Valéria também lembrou que em uma Live realizada recentemente, por meio de suas redes sociais, a médica pediatra Dra. Camila Cangusso assegurou que até mesmo nos casos de mães subnutridas, o leite materno é o melhor alimento a ser oferecido aos bebês.