Entretenimento
Dica de leitura "A mulher que proclamou a República"
A proclamação da república foi motivado por uma "Fake News"?
Publicado em 14/08/2021, por Bruna D'Ângela.
Conheci o escritor Aguinaldo Tadeu na FLIC de Congonhas de 2020, me encantei com sua apresentação e logo comecei a seguir nas redes sociais, foi quando lê sobre seu mais novo livro “A mulher que proclamou a República, logo me interessei, pois gosto de livros de Romance com fatos históricos. Entrei em contato com ele e logo o livro chegou, e coloquei na minha lista de livros a serem lidos.
Terminei de ler essa semana, concidentemente na Globo está passando uma minissérie sobre o Imperador Dom Pedro II, um homem admirável que fez história em nosso país. E lendo o romance escrito por Aguinaldo, pude ter certeza da magnitude daquele ser humano e grande líder e também pude ler um pouco sobre sua filha, a princesa Isabel que foi a responsável por decretar a abolição da escravatura no Brasil. Mas o enredo principal do livro não e sobre eles, e sim do Marechal Deodoro da Fonseca e sua amante Adelaide, um relacionamento avassalador, que deixou lembranças e marcas profundas. Quanto conhecimento tem nessa história do primeiro presidente da República, fatos inclusive inusitados que foram revelados pelo seu secretário e confidente Alcides, que retrata de forma grandiosa a vida e os bastidores do Marechal, imponente militar que foi seduzido por uma Baronesa.
O escritor mostra no livro detalhes que se passaram há 130 anos, mas parece como se estivesse em um Brasil atual, política, jogos de poder, traições. Nas falas de Deodoro ele tinha medo que o Brasil tornasse o que é hoje. O enredo mostra a força e o poder que uma mulher pode ter quando se domina o coração de um homem, nesse caso não é um homem comum, era um militar, que participou de diversos momentos marcantes da História, como a Guerra do Paraguai, ele chegou a alcançar a patente de Marechal-de-Campo, cargo mais alto do exército brasileiro da época. Essa história e do tipo que vai conquistando a gente aos poucos, gerando inúmeros questionamentos, tanto sobre a trama quanto sobre seus valores, que encaminha para um desfecho impactante e tocante
Mas será que a Proclamação da República nasceu da disputa entre dois homens por uma mulher? Será que a história do Brasil República começou ali? vem ler essa história, que fala da rivalidade romântica que mudou os rumos da nossa história.
*Para entrar em contato com escritor, procure por Aguinaldo Tadeu nas redes sociais.