Cidade

Comércio de Ouro Branco se reinventa para sobreviver durante pandemia


Publicado em 10/04/2021, por Erica Machado.

Com a chegada da pandemia da Covid-19 ao país o comércio tem enfrentado um grande desafio: Sobreviver. E em Ouro Branco não tem sido diferente. Por determinação dos governos estadual e municipal o comércio (com exceção dos que comercializam itens essenciais como supermercados, farmácias e padarias), desde março de 2020 por várias vezes teve que fechar suas portas para reduzir o risco de contágio do vírus.

A partir daí uma grande revolução começou. Diversas ações tiveram que ser implementadas para que as vendas e o consumo não parassem. As empresas foram obrigadas a se adequar e começar a trabalhar com vendas através do aplicativo WhatsApp e entrega com o sistema de delivery. Uma outra estratégia recente, que muitos tem aderido são as Lives de vendas através da rede social Instagram.

Mas a criatividade não para, recentemente o cabelereiro Eduardo Araújo dono do salão Império Hair Boutique, teve a iniciativa de vender vouchers de desconto dos serviços prestados em seu salão, e que tem a validade de até quatro meses. Segundo Eduardo, esse é um movimento que começou na cidade de São Paulo e que o mesmo achou uma ótima iniciativa para driblar a crise em seu estabelecimento.

Já Alexandre Sá, proprietário do Secreto Café está incrementando o cardápio de seu café/bistrô criando jantares temáticos que são entregues pelo sistema de delivery próprio e, também, por meio de aplicativos de entrega. O empresário diz estar o tempo todo em conjunto com seus sócios e equipe discutindo, buscando novas medidas e tentando alavancar as vendas.

Os comerciantes relataram ao Portal Tabloide que após um ano de pandemia, tem sido cada vez mais difícil vender. O cliente lá do início, em 2020 não tinha medo de comprar, pois acreditava que a situação era passageira. Já o cliente de hoje, está mais comedido devido o cenário atual: O número de mortes aumentando a cada dia e a demora da vacina em chegar a um número maior de pessoas.

Thaynara Moreira proprietária da loja de moda feminina Via Nude, teve a iniciativa de colocar entregas grátis para a cidade de Ouro Branco e o frete fixo no valor de vinte reais para todo o estado de Minas Gerais. Outra ação da lojista que já anunciava sua empresa em redes sociais antes mesmo da pandemia, foi dobrar seu trabalho na internet, e, para isso usou cada vez mais a criatividade com o intuito de chamar a atenção do cliente para o seu negócio. “Comecei a fazer reels, uma nova ferramenta do Instagram, que me possibilita fazer vídeos engraçados e fugir um pouco do lado triste da situação. Tenho recebido um ótimo feedback das minhas clientes, dizendo que eu tenho alegrado o dia delas. E assim também atraio mais seguidores para o perfil da loja na rede social, o que acaba sendo convertido em vendas.” Relata a comerciante.