Cidade
Minas Gerais monitora variantes do coronavírus no estado em tempo real
Publicado em 20/08/2021, por Jaciara Lima.
O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) é uma iniciativa para promover o monitoramento, em tempo real, das variantes do coronavírus em circulação no estado. Para a realização, existe uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Semanalmente o monitoramento das variantes no estado é feito a partir de 180 amostras das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Unaí. Os locais foram escolhidos estrategicamente por localização geográfica próxima a outros estados .
Segundo dados divulgados, até o momento, foram notificados à SES-MG 2.915 amostras genotipadas, sendo 12 casos confirmados da variante Delta (linhagem B.1.617.2), com confirmação de transmissão comunitária nas regiões Sudeste e Noroeste; 205 casos da variante Alpha (linhagem B.1.1.7); 2.013 casos da variante Gamma (linhagem P.1); 492 casos da Zeta (P.2) e 193 casos de outras variantes/linhagens.
A Secretaria afirma que o monitoramento contínuo e ágil ajuda na tomada de decisões e na escolha de ações para combate e prevenção do estado. E ainda reforçam que o Governo de Minas adota estratégias para acelerar a imunização, principal medida de prevenção. É imprescindível que a população, que faz parte dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), não deixe de procurar uma unidade de saúde para a vacinação contra a covid19, sem se esquecer também do reforço da segunda dose, já que só com o esquema completo é possível reduzir a transmissão da doença e evitar a forma grave da doença.
fonte: Agência Minas