Cidade

Instituto Miguel Fernandes Tôrres promove transformação para juventude ourobranquense

Crianças e adolescentes são beneficiados pelo instituto a mais de 18 anos


Publicado em 23/08/2021, por Ruhan Mendes.

Fundado em setembro de 2002, o Instituto Miguel Fernandes Tôrres promove o desenvolvimento humano em crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, utilizando educação, cultura e esporte como ferramentas de transformação. Popularmente conhecido como Projeto Vem Ser, o Instituto teve seu nome alterado por questões legais, porém, considera esse como um nome fantasia.

Imagem: Acervo IMFT

Com a visão de ser referência nacional no atendimento de crianças e adolescentes, buscando a construção de uma sociedade justa e igualitária independente de sua condição social, étnica, racial, o Instituto possui atualmente, 311 alunos matriculados. Os estudantes são atendidos no contra turno escolar com atividades de música, dança, esporte, Taekwondo, informática e apoio pedagógico em todas as matérias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os alunos ainda recebem café da manhã, almoço, lanche e jantar durante o período que estiverem na Instituição.

Imagem: Acervo IMFT

O Instituto se mantém de diversas formas com recurso próprio, por meio da venda dos itens produzidos na Instituição, das encomendas recebidas e a renda dos eventos beneficentes. O Projeto possui uma lojinha, onde são vendidos os produtos produzidos. O Instituto também recebe doação de Pesoas Físicas e Jurídicas e possui parcerias e convênios firmados com empresas da nossa região como, Prefeitura Municipal de Ouro Branco, a Gerdau e o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) – por meio de renúncia fiscal.


O Projeto e a Pandemia


Durante a pandemia de Covid-19, o Instituto continuou atendendo os alunos em 15 pontos de apoio fixados nas escolas municipais de Ouro Branco, da zona urbana e rural. Os estudantes eram atendidos por educadores do Instituto Miguel Fernandes Tôrres e podiam esclarecer dúvidas que surgiam durante a realização das atividades escolares feitas em casa, além de possibilitar o acesso à internet para que os alunos pudessem consultar as atividades disponibilizadas pelos professores da escola de origem e realizar pesquisas.

Imagem: Acervo IMFT

Segundo a Instituição, “como os Pontos de Apoio eram abertos para comunidade, para o aluno ser atendido ele não precisava estar matriculado na Instituição, o necessário era que estivesse matriculado em escolas das redes estadual, municipal e particular do município”. Este atendimento era agendado e o educador atendia três crianças por vez, respeitando todos os protocolos de segurança e de prevenção contra Covid-19. Além do apoio pedagógico, nos Pontos, o aluno também podia imprimir suas atividades escolares. De acordo com dados cedidos pela Instituição, de setembro a dezembro de 2020, foram realizados 2158 atendimentos e 99909 impressões. Em 2021, de abril a julho, foram realizados 4954 atendimentos e 7185 impressões.

Imagem: Acervo IMFT

Para conseguir atender a todos, os alunos matriculados no IMFT que não compareciam aos Postos, tinham seus atendimentos via WhatsApp. Quando as atividades físicas em academias foram autorizadas, as aulas de Taekwondo e Esporte também retornaram. Para participar, o aluno do Instituto tinha que agendar previamente com seus educadores o dia e horário das aulas.


Seguindo todos os protocolos e normas de segurança para prevenção contra Covid-19, assim como nas escolas, as atividades presenciais no IMFT retornaram para os alunos que os pais autorizaram. Os alunos cujos pais não autorizaram, estão sendo atendidos pelo WhatsApp em horários previamente combinados, como já acontecia.

O Instituto participava anualmente da Festa da Batata, com uma barraquinha onde vendia o tradicional e delicioso Escondidinho Vem Ser. Este ano, como não será realizado o evento, o IMFT está oferecendo para comunidade a chance de adquirir essa iguaria local. O intuito é arrecadar recurso para Instituição além de divulgá-la para a comunidade. O ingresso custa apenas R$12,00 e pode ser adquirido na secretaria do Projeto ou com um de seus colaboradores. Os munícipes poderão degustar o escondidinho no dia 24 de outubro, das 11h às 14h no Projeto Vem Ser, no Ginásio Poliesportivo Ouro Branco.

Imagem de divulgação

Mais informações sobre o Instituto:
Telefone: (31) 99864-0926; E-mail: projetovemser@yahoo.com.br; Instagram: @instmiguelftorres