Cidade

Após 25 anos de dedicação ao trabalho, Elcimar da COPASA se aposenta e recebe uma homenagem especial


Publicado em 27/10/2021, por Bruna D'Ângela.

O encarregado de sistemas da COPASA em Ouro Branco, Elcimar Fernando de Oliveira, aposenta-se após 26 anos de trabalho. No dia 15 de outubro as parcerias foram relembradas durante uma homenagem surpresa que aconteceu no Biocentro Germinar. Celebraram juntos com ele amigos, parceiros e familiares. Elcimar é Bacharel e Licenciado em Geografia e possui formação técnica em eletrotécnica. Natural de Conselheiro Lafaiete, iniciou sua vida profissional na Açominas e durante esse tempo prestou concurso para Copasa, foi aprovado e seu primeiro desafio foi o município de Januária no Norte de Minas e no ano seguinte participou de um concurso interno e assumiu Ouro Branco e aqui se aposentará no mês de novembro de 2021.

O primeiro projeto que Elcimar se engajou ao mobilizar todos os segmentos de Ouro Branco foi o Sistema Integrado de Proteção de Mananciais (SIPAM) da Copasa, para atuar na sub-bacia do Ribeirão Veríssimo, onde acontece a captação de nossa água de abastecimento, localizado na Serra do Ouro Branco. O objetivo do SIPAM era praticar a gestão integrada e participativa pela qualidade e quantidade das nossas águas. As ações eram alinhadas aos fóruns legítimos do diálogo: os Comitês de Bacias Hidrográficas (rios Doce e Paraopeba) e do CIBAPAR – Consórcio Intermunicipal da Bacia do rio Paraopeba. Esteve presente na construção de vários Planos Municipais, como o Diretor, Turismo, Saneamento, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, entre outros. Ocupou cadeiras nos conselhos municipais de Meio Ambiente, Turismo, da Cidade, do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco e Monumento Itatiaia, entre outros.

Em 2017 foi lançado o Programa Pró-Mananciais da COPASA em todos os municípios atendidos pela empresa. Ouro Branco montou sua Colmeia e Elcimar estabeleceu, além de resgatar as antigas, novas conexões com o IFMG, IEF, Prefeitura, Agência de Desenvolvimento, Brigada Voluntária de Incêndio Carcará, Gerdau/Germinar, CODEMA, entre outros. O Plano de Trabalho construído a várias mãos e com a base científica de apoio é um grande gerador e implementador de projetos que buscam a garantia da nossa sustentabilidade hídrica e ambiental.

Foram muitos os momentos de emoção durante a homenagem. Imaginando participar de uma palestra para estudantes foi surpreendido pela confraternização em sua homenagem. Um vídeo feito por Adriana Ramos de Carvalho, Geógrafa, membro do Pró-mananciais, mostrou a trajetória profissional do Elcimar por meio de fotos. Ao fundo a canção “Serrado” do cantor ourobranquense Nelinho Rodrigues, ecoava como um hino.

Durante sua fala a vereadora Valéria de Melo Nunes Lopes, agradeceu a ele por todo tempo que estiveram juntos em muitos trabalhos no município, como na elaboração do Plano Diretor, no Conselho da Cidade e tantos outros para preservação do nosso manancial de abastecimento de água, o Córrego Veríssimo que fica na Serra do Ouro Branco. Lembrou que na gestão pública o trabalho é muito desafiador, mas que Elcimar soube adaptar-se muito bem e fez um trabalho responsável e reconhecido durante todo esse tempo. Ela também citou que, em agradecimento, indicará o nome do Elcimar para receber o Título de Cidadão Honorário em 2022 pela Câmara Municipal de Ouro Branco.

“Para Elcimar as amizades que construiu durante seu tempo de trabalho são para a vida toda e nunca limitaram-se ao trabalho, pois sempre estava envolvido em atividades voltadas a preservação do Meio ambiente em diversos seguimentos. Agradeceu sua família pelo apoio, principalmente pelas ausências, pois sempre foi um funcionário dedicado e estava sempre ativo em diversas ações. Mas que agora iria dedicar seu tempo a eles.

Natalia Neves – gerente das unidades de conservação ressaltou que “Elcimar é uma inspiração pra todos nós. Como profissional somos testemunhas do seu comprometimento e dedicação para as causas ambientais, participando ativamente do Conselho do Parque Serra do Ouro Branco e do CODEMA. Como pessoa, nos encantamos por sua gentileza e cordialidade ao tratar com todas as pessoas ao seu redor.”

Para os colegas do Pró-mananciais e CODEMA, uma de suas qualidades era a pontualidade e assiduidade, nunca faltou em nenhuma reunião desde que entrou, e sempre esteve comprometido com as atividades e entregas dentro dos prazos pré-determinados.

No trabalho sempre foi um exemplo, nunca alterou o tom de voz, mesmo em momentos de extrema complexidade. Assim relata Alexandre Roberto Silva, gerente regional da Copasa de Conselheiro Lafaiete, “Elcimar é um funcionário exemplar, que trabalhou com dedicação por anos e que fará falta pelo seu conhecimento nas funções desempenhadas.”

Adriana Carvalho declara que “muito mais que um parceiro de formação, de trabalhos pelos recursos Hídricos, pelas Unidades de Conservação, ela ganhou um irmão e amigo que esteve presente em todos dias, dias esses que marcam o mesmo tempo que os dois têm de Ouro Branco.” Ressalta ainda “que o aguarda para continuar os trabalhos, pois HÁ VAGAS no terceiro setor”.

 

 

  

 

Texto de Adriana Ramos e Bruna D'Ângela / Fotos José Carlos Maciel