Cidade
Projeto do IFMG vai levar iniciação tecnológica a alunos de escolas públicas
O Programa OB 2.0, desenvolvido no Campus Ouro Branco, receberá recursos para ensinar programação de softwares, aplicativos e robótica a estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Publicado em 05/11/2021, por Júlia Amorim.
O Programa OB 2.0 do Campus Ouro Branco irá receber recursos para ensinar programação de softwares, aplicativos e robótica a 300 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede municipal de educação em Ouro Branco. Por meio da iniciação tecnológica, o projeto busca despertar o interesse dos alunos em aprender sobre o desenvolvimento de tecnologias.
Coordenado pelo professor Carlos Eduardo Silva, o projeto foi aprovado no chamamento público nº 01/2021 do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes) que selecionou iniciativas voltadas à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. Para o professor, “teremos mais recursos para desenvolver, com mais qualidade e abrangência, as atividades propostas”.
Com início previsto em dezembro de 2021 e duração de um ano, as atividades deverão ser desenvolvidas nas instalações do campus e do Ouro Hub, o ambiente de inovação que está em fase de implantação. “Neste momento estamos firmando acordos de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco, Ifes e Facto para a execução do programa”, destaca o coordenador do projeto.
O programa vai contar com cerca de R$ 95.000,00 em recursos que irão permitir a aquisição de notebooks, kits de robótica, entre outros equipamentos. Também serão custeadas bolsas para dois alunos de graduação, quatro alunos do técnico integrado, um colaborador da Secretaria Municipal de Educação e dois professores do campus. O chamamento selecionou, além do Programa OB 2.0, outras 60 propostas em todo Brasil, sendo 11 em Minas Gerais.
Sobre o Programa OB 2.0: A iniciativa é uma continuidade do Programa OB 1.0, projeto de extensão do Campus Ouro Branco desenvolvido ao longo de 2020, que ofertou o ensino de programação de forma remota, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 em duas escolas municipais de Ouro Branco.
Fonte: ifmg.edu.br