Cidade

Células de Energia Microbiana – uma alternativa para tratamento de resíduos

Alunos da UFSJ apresentam estudo promissor que promete ser uma alternativa promissora para o tratamento de resíduos


Publicado em 01/12/2021, por Júlia Amorim.

O PET DPCFC tem um grupo de estudos que pesquisa sobre as chamadas Células de Energia Microbiana (CEM). Estas são dispositivos eletroquímicos com funcionamento semelhante ao de pilhas e baterias, que possibilitam a geração de energia elétrica através da degradação de matéria orgânica.

São compostas de duas seções – uma primeira positiva com oxigênio (cátodo) e uma segunda negativa sem oxigênio (ânodo). Na seção de polo negativo, microrganismos degradam a matéria orgânica e produzem partículas negativas (elétrons) que são transferidas por meio de um circuito elétrico externo, para a câmara positiva,  levando à produção de corrente elétrica.

O material orgânico pode ser proveniente, por exemplo, de restos de animais, vegetais ou resíduos lançados no meio ambiente, como águas de esgoto e rejeitos industriais com elevada concentração de carboidratos e é degradado de forma biológica. As aplicações desses dispositivos são vastas e variadas e eles apresentam grande potencial para integrar a geração de energia e o tratamento de águas residuais, o que é de grande interesse no atual cenário, em que se busca por tecnologias que realizem o tratamento de esgoto e, simultaneamente, recuperem parte da energia nele contida.

Entretanto, apesar de as CEM se apresentarem como uma tecnologia promissora, ainda se faz necessário investir em pesquisas que otimizem os processos de emprego desses dispositivos – uma vez que se trata de uma tecnologia recente –, e esse é um dos motivos pelos quais o PET-DPCFC realiza pesquisas nessa área multidisciplinar.

 

Referências Bibliográficas

CARVALHO, T. J. L. Estudo da produção de energia eléctrica a partir de uma célula de combustível microbiana. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Porto, Porto, Portugal. 2010.

OLIVEIRA, V. B.; SIMÕES, M.; MELO, L. F.; PINTO, A. M. F. R. Overview on the developments of microbial fuel cells. Biochemical Engineering Journal. 73(0): p. 53-64, 2013.

RACHINSKI, S.; CARUBELLI, A.; MANGONI, A. P.; MANGRICH, A. S. Pilhas de combustíveis microbianas utilizadas na produção de eletricidade a partir de rejeitos orgânicos: uma perspectiva de futuro. Quím. Nova, vol. 33 n. 8. São Paulo, 2010.