Brasil e Mundo

Influenza H3N2: o que explica o aumento dos casos de gripe no Brasil

Até o momento, três capitais têm surto de gripe


Publicado em 22/12/2021, por Júlia Amorim.

Grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, apresentaram uma alta incidência de casos de gripe nas últimas semanas. O vírus Influenza, causador da doença, tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno. 

O aumento dos casos durante o mês de dezembro no país é um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

 
“As campanhas foram centralizadas para a vacinação contra a Covid-19. Tivemos as campanhas de influenza, mas a adesão à vacina da gripe foi pequena. Quando há uma baixa adesão, também há um nível mais baixo de proteção”, afirma o médico infectologista Álvaro Furtado, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). 

Aumento das coberturas vacinais
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Brasil, incluindo a imunização contra a gripe, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e a Secretaria de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde assinaram um protocolo de intenções na segunda-feira (13).

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabelece que a cobertura vacinal adequada é de 80% para a meningocócica e HPV, de 90% para rotavírus, influenza e BCG, e de 95% para os demais imunizantes. A ação estratégica, de acordo com o Ministério da Saúde, tem como meta que o aumento na cobertura vacinal seja homogêneo em todo o país até 2025.

“Retomar as altas coberturas vacinais é evitar óbitos decorrentes de doenças para as quais já existem vacinas, como ocorreu nos últimos anos com a febre amarela e o sarampo. É otimizar o atendimento hospitalar, liberando leitos que são ocupados por doentes infectados, por exemplo, pela influenza – como ocorre agora no Grande Rio”, disse Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos.

O projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais tem como objetivo estabelecer uma rede de colaboração interinstitucional, de diversos setores brasileiros e estrangeiros.

Segundo a Fiocruz, serão implementadas ações de apoio estratégico ao PNI para reverter a trajetória de queda nas coberturas vacinais dos calendários de vacinação das diversas faixas etárias, além de gestantes e dos povos indígenas. 

Fonte: CNN BRASIL