Cidade

MG deve receber 370 mil doses de vacina contra Covid-19 para crianças em janeiro, diz secretário

Estado tem um pouco mais de 1,8 milhão de crianças de 5 a 11 anos


Publicado em 06/01/2022, por Júlia Amorim.

Minas Gerais deve receber cerca de 370 mil doses de vacina contra a Covid-19 para a imunização de crianças de 5 a 11 anos neste mês, segundo o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (6), ele disse que a previsão é que as vacinas da Pfizer sejam distribuídas aos estados pelo Ministério da Saúde nos dias 13, 20 e 27 de janeiro.
 

"Imediatamente, iremos encaminhar aos municípios", afirmou. 

Segundo Baccheretti, Minas Gerais tem um pouco mais de 1,8 milhão de crianças de 5 a 11 anos. As primeiras a serem vacinadas no estado serão as com comorbidades, seguidas das com deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Depois, a imunização deve seguir por faixa etária, começando pelos mais velhos. 

A expectativa é que a primeira dose seja aplicada em todo o público-alvo no primeiro trimestre, e a segunda, a partir de abril.
 

"Espero que os pais percebam que é importante vacinar e levem toda criança para tomar a vacina, porque ela é segura", disse o secretário.
 
Não vacinados têm 11 vezes mais chances de morrer por Covid
 
A chance de pessoas não vacinadas morrerem por Covid-19 é 11 vezes maior do que a de pessoas completamente imunizadas contra a doença, segundo um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em dezembro.
 

"(No caso de) quem vacinou com pelo menos uma dose, a chance é duas vezes maior de evoluir a óbito. Quem não vacinou com nenhuma dose, a chance é 11 vezes maior. Quem insiste em desconfiar da vacina, está provado, não tem dúvida, tem que vacinar. Esse estudo foi feito pela secretaria para corroborar a vacinação como única saída para a pandemia", falou Baccheretti.

Segundo o secretário, Minas Gerais tem vacinas sobrando, e nesta sexta-feira (7) o estado vai receber mais cerca de 500 mil doses da Pfizer. 

Fonte: G1.com