Cidade

Manifestação contra Bolsonaro movimentou Avenida Marisa em Ouro Branco

Manifestações são registrados em momento que o país já soma mais de 459 mil mortes pelo novo Coronavírus.


Publicado em 30/05/2021, por Bruna D'Ângela.

Neste sábado – 29/05 aconteceu a manifestação "Povo na Rua, Fora Bolsonaro" - constituinte de uma convocação nacional. Em Ouro Branco foi organizada por trabalhadores e estudantes com o apoio de diversas organizações que marcaram presença na direção e construção do movimento, como a FENET (Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico), o SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), o Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), a UJR (União da Juventude Rebelião), a UP (Unidade Popular) e o PT (Partido dos Trabalhadores).

 

Além de pedirem o impeachment do presidente Bolsonaro, os manifestantes usaram o momento para exigir a aceleração das vacinas contra a Covid-19, a manutenção do auxílio emergencial e a valorização da saúde e da educação. Todos os estados e no DF registram manifestações contra Bolsonaro. Foi um ato com a cara do brasileiro, com gritos e batuques em defesa da vida, não se trata de esquerda ou centro-esquerda, a história é sempre implacável contra o fascismo.

As manifestações começaram as 10h da manhã e contou com um público entre 150 e 200 participantes, percorreram a Avenida de Souza Mendes e trouxe às ruas de Ouro Branco uma juventude consciente de seu papel social e transformadora de sua realidade, respeitamos o distanciamento social e utilizamos máscara, assim afirma a professora Heleniara do SINASEFE, um dos organizadores do evento. “O ato foi comunicado aos profissionais da segurança pública, agradecemos demais pelo cuidado e atenção que tiveram com as pessoas presentes no evento, estávamos na rua com jovens, pais, famílias, e eles garantiram a segurança de todos.”

Nos cartazes, foram escritas palavras de manifestação como “Fora Bolsonaro”, “Só o SUS Salva”, “Vacina para todos”, “Auxilio de 600,00 e não de 150,00”, “Vacina no braço, comida no prato”, medidas que seriam importantes para conter a crise e auxiliar as pessoas a poderem ficar em casa nesse momento de Pandemia.

Durante o protesto foram distribuíram máscaras PFF2 (as mais seguras contra o coronavírus) e frascos de álcool em gel.

De acordo com pesquisa PoderData realizada nesta semana, subiu para 57% a proporção dos que são a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A proporção dos que acham que Bolsonaro deve continuar no cargo caiu 10 pontos percentuais no mesmo período. Passou de 47% para 37%.

* Esta pesquisa foi realizada no período de 24 a 26 de maio de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Clique aqui para saber mais.

*Fotos Jornalista Fernando Baeta