Cidade
Brigadistas de Ouro Branco se preparam para período de estiagem
Brigadistas profissionais e voluntários já estão se preparando através de capacitação para definir estratégias de combate a incêndios florestais.
Publicado em 27/04/2022, por Bruna D'Ângela.
O Curso de Brigadista Florestal com um total de 30 horas/aula, ocorreu entre dias 25, 26 e 27 de abril em Ouro Branco e foi oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em parceria com IEF – Instituto Estadual de Florestas.
Minas Gerais enfrentou em 2021 a pior temporada de incêndios florestais em uma década, teve um aumento de 35% comparado com o ano de 2020. O mês de setembro é o mais preocupante, pois a partir de 2019, tem sido o mês com o maior registro de incêndios florestais segundo os bombeiros.
Esse ano as capacitações já estão acontecendo antes mesmo de acabar o período de chuvas, participaram os profissionais do IEF, voluntários da Brigada Carcará, profissionais brigadistas, brigada Municipal da cidade de Belo Vale, foram em torno de 25 participantes.
O treinamento envolve prática da atividade com fogo, instruções sobre Incêndio Florestal, quais os tipos de combustíveis, as condições atmosféricas e topografia do terreno no caso das unidades de conservação (UC) Parque Estadual Serra de Ouro Branco e Monumento Natural de Itatiaia, processos de extinção do fogo, principais agentes extintores, técnica de contra fogo, equipamentos de proteção individual e ferramentas de combate, rescaldo, linhas de fogo e aceiros. A formação ainda envolve planejamento antecipado e preparação para as missões de combate.
Além das instruções acima, os brigadistas receberam informações sobre o Sistema de Comando em Operações (SCO), que é uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas, e estruturar a forma de organização e gerenciamento das ocorrências. As instruções e normativas estão de acordo com a portaria 52 do CBMMG e leis nacionais e estaduais.
O comandante da 1ª Cia de Bombeiros, em Lafaiete, o Tenente João Vitor destaca que o curso capacitou os participantes com ensinamentos teóricos e práticos a respeito de incêndios em vegetação, abarcando pontos que abrangem desde o combate em linha de frente até noções de Sistema de Comando de Operações, de forma que os futuros brigadistas florestais tenham um amplo conhecimento do assunto e possam exercer a função com mais eficiência. Tal curso é de extrema importância frente ao período de estiagem que se inicia, onde a incidência de incêndios aumenta muito.
Segundo o comandante os conhecimentos adquiridos a sociedade e natureza terão uma proteção maior com o preparo de toda a equipe que domina as técnicas de combate e que está treinada e preparada para uma operação em grande escala como um incêndio em unidade de conservação. Os alunos aprovados no curso receberão certificado do CBMMG que os proporciona a atuação como brigadistas florestais.
Para Natalia Neves - gerente das unidades de conservação, o curso realizado pelos Bombeiros em Ouro Branco foi de suma importância para o alinhamento de estratégias de combate aos incêndios florestais, promovendo maior conhecimento a respeito do Sistema de Comandos em Operações- SCO e melhor qualificação das equipes que atuam como Brigadistas em campo. Após o curso nos sentimos melhores preparados para atuar durante as ocorrências de incêndios no período crítico de 2022. Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer ao IFMG Campus de Ouro Branco pela parceria de sempre, as aulas teóricas foram realizadas nas dependências da instituição.
Para evitar queimadas
Associado ao tempo seco e à ação do vento, o principal contribuinte para grande parte das queimadas e incêndios florestais é o homem. Ao atear fogo para limpar terrenos e trilhas, e próximos as cachoeiras exemplos mais comuns, é possível provocar um incêndio florestal de grandes proporções e muitas vezes irreparável.
- Não jogue pontas de cigarro e nem lixos na beira de estradas;
- Latas de metal e cacos de garrafa podem se aquecer e dar origem a queimadas;
- Fogueiras somente em locais limpos, sem vegetação. E devem ser bem apagadas após o uso.
- Nos casos de queimas controladas, procure sempre o Instituto Estadual de Florestas - IEF para ser orientado e receber uma autorização. Contato em Ouro Branco (31) 3938-1044
Fonte: Bombeiro Militar de Minas Gerais
IEF – Instituto Estadual de Florestas