Cidade
A participação da Universidade Federal de São João del Rei na produção científica
Conheça um pouco mais sobre a UFSJ, uma universidade pública presente em Ouro Branco
Publicado em 10/06/2021, por Ruhan Mendes.
As universidades públicas são instituições que não cobram mensalidades dos alunos, oferecendo um ensino superior de qualidade para a população. Porém, muitas pessoas não sabem como funcionam essas universidades e nem o que é oferecido por elas. Vamos apresentar aqui a UFSJ, especificamente o Campus Alto Paraopeba (CAP) que está presente aqui em Ouro Branco.
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi instalada em 21 de abril de 1987 como Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI). No ano de 2002, adquiriu o status Universidade devido a sua expansão e hoje, está presente nos municípios de São João del Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas, sendo os cursos distribuídos em 6 campi.
O Campus Alto Paraopeba, localizado na divisa dos municípios de Ouro Branco e Congonhas, surgiu em 2007 a partir de um esforço conjunto da UFSJ, do governo federal por meio do REUNI, dos municípios e empresas do Alto Paraopeba. Nele, são oferecidos cinco cursos, sendo eles Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações.
Além dos cursos, a UFSJ proporciona diversas oportunidades extracurriculares para contribuir para a formação integral do estudante, tais como Iniciações Científicas, participação em Projetos de Extensão, Programas de Monitoria, Centro Acadêmico (CA) e Diretório Acadêmico (DA), Empresas Juniores, Programa de Educação Tutorial (PET), entre outras. Todas essas atividades visam aperfeiçoar a formação do aluno, com base nos pilares da Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Segundo pesquisa do World Classification Center (CWUR), a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) é uma das 30 melhores universidades do país e já subiu para a quarta colocação no ranking de Minas Gerais. O estudo realizado desde 2012 é considerado um dos mais completos rankings universitários do mundo, avaliando aproximadamente 20.000 universidades. A UFSJ vem subindo no ranking internacional e na comparação com as universidades brasileiras, a mesma passou da 30ª para a 27ª posição no Brasil e no levantamento mundial saltou da posição 1.170ª para 1.134ª. Esses dados contrapõem as críticas e o negacionismo que envolve o espectro das Instituições Federais de Ensino Superior, demonstrando que há produção de qualidade proveniente dos polos acadêmicos brasileiros.
O ingresso é possível através da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e posterior inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU), além de também existir a possibilidade de transferência interna ou externa.
É preciso reforçar que as universidades públicas são mantidas financeiramente pelo Estado e por isso os cortes nas verbas destas instituições significam uma grande perda para a sociedade. Como apresentado, o ensino é apenas um dos pilares das universidades, elas ainda oferecem pesquisas científicas e projetos de extensão, que são retornos diretos para nosso país. No Brasil, as universidades públicas respondem pela maior parte da produção científica, ocupando as primeiras 20 posições no ranking de produtividade.
Texto elaborado pelo grupo PET UFSJ.
Para mais informações sobre a UFSJ, os cursos e os projetos, acesse o site.