Cidade
Wi-Fi Brasil chega ao distrito de Itatiaia em Ouro Branco
Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito é contemplada no programa do Ministério das Comunicações
Publicado em 06/06/2022, por Erica Machado.
O distrito de Itatiaia, que pertence à cidade Ouro Branco/MG, inova cada dia mais na área das novas tecnologias. A partir do dia 06 de junho de 2022, o vilarejo conta com internet gratuita do programa “Wi-Fi Brasil”, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Telebras.
O objetivo é fazer com que a Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito tenha mais comunicação. Ela é um dos pioneiros projetos da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e foi contemplada através da indicação do deputado Federal Pinheirinho que, em visita à Itatiaia em 2021, conheceu os projetos da Associação e se propôs a ajudar.
O presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, explica que essa conquista é muito importante para os usuários da biblioteca, bem como para toda a comunidade. Para ele, a chegada de uma internet com mais qualidade é uma forma de democratizar a cultura e as ações que a comunidade realiza no âmbito cultural, social e turístico.
Wi-Fi Brasil
O programa Wi-Fi Brasil tem por objetivo levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC's.
Atualmente o programa conta com mais de 15 mil pontos em funcionamento, instalados em: escolas, unidades de saúde, unidades de segurança, unidades de serviços públicos localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e localidades que inexistem oferta adequada de acesso à internet de banda larga identificadas pelo Ministério das Comunicações.
Além disso, o programa se estende, também, às entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital.
Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito
A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, à época, iniciou suas atividades recebendo a doação de dois mil volumes de livros. Seu acervo cresce constantemente devido a muitas doações de livros por parte de pessoas físicas, empresas e instituições.
Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, além dos livros, oferece, também, espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.
Para saber mais sobre Wi-Fi Brasil: https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/wi-fi-brasil
Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, do Coral Os Bem-Te-Vis e do Grupo de Artesanato Arteaia.
Após a criação da Biblioteca Comunitária, nasceu o coral Os Bem-Te-Vis, formado por crianças do vilarejo que se apresentavam nas missas da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia. Depois, surgiu a ideia de montar uma oficina de artesanato, o Arteaia, com as mães das crianças do coral e elas deram início aos trabalhos de confecção de bordado, pintura e crochê.
Em seguida, Os Bem-Te-Vis firmou a primeira e grande parceria com o Governo Federal, através do então programa Cultura Viva, que possibilitou a criação do Ponto de Cultura “Arte para Todos” na comunidade. Assim, a Os Bem-Te-Vis adquiriu instrumentos musicais, computadores e contratou instrutores para que às crianças tivessem a possibilidade de aprender a tocar instrumentos musicais e aprender informática.
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis foi responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)
A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imagens sacras, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme, proteção contra incêndios e a iluminação externa.
Desde o restauro da Matriz, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis vem realizando ações de Educação Patrimonial. Aberto à comunidade, ela tem o objetivo de salvaguardar o patrimônio local. Uma dessas ações é a campanha para recuperar as imagens sacras furtadas na década de 90 e as lives nas redes sociais da entidade que buscam a interação com o público em casa.
Focado na área do empreendedorismo, na inclusão, nas novas linguagens culturais e na preservação do patrimônio, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis cresceu e, hoje, conta com vários projetos culturais em andamento e a expansão de suas atividades artísticas para os distritos vizinhos.
Os projetos dentro da Entidade não param de evoluir. Por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, foi possível levar, através da internet, conhecimento, formação e informação ao público infantil, juvenil e adulto durante o período da pandemia da Covid-19. A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis realizou lives com temas educativos e firmou parceria com instituto de ensino a distância para as pessoas da comunidade e a disponibilização de todas as aulas das oficinas na página “Os Bem-Te-Vis” no Youtube, para que o ensino seja democratizado e chegue até os alunos e alunas e demais pessoas interessadas em aprender um novo ofício.
Com isso, a entidade realiza a valorização da cultura e mão de obra local mostrando seus talentos e suas artes, através da interação entre a comunidade, os órgãos públicos e privados, os turistas e o público em geral. Com todas essas atividades, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, traz para o centro das atenções as pessoas do local e as fazem protagonistas de suas próprias histórias, como por exemplo, pessoas com formação profissional no restauro de bens históricos, nas artes cênicas, na edição de vídeos e monitores.
Fonte: Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis