Cidade
Catraca Rosa lança passaporte
Iniciativa possibilitará ao grupo de ciclismo incentivar a prática do esporte e o cicloturismo regional
Publicado em 08/07/2022, por Erica Machado.
Pioneirismo é a palavra que define o lançamento do passaporte Catraca Rosa, que aconteceu na noite de quarta-feira (06), em Ouro Branco. O grupo de ciclismo da cidade de Ouro Branco é o primeiro a ter um passaporte próprio, que tem como objetivo incentivar a prática do esporte e o cicloturismo regional.
O passaporte contempla 84 rotas, com percursos que variam de 10 a 104 quilômetros, distribuídas entre as cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Lafaiete e Congonhas.
As várias rotas, com diferentes níveis de dificuldade, possibilitarão que ciclistas de todos os níveis de pedal possam completar os percursos, e assim, terem seus passaportes carimbados.
O documento tem o valor de vinte e cinco reais e está disponível para aquisição nos pontos de carimbo de cada cidade.
Pontos de carimbo e aquisição do passaporte:
Ouro Branco - Bike Podium e Auto Peças Monlevad
Conselheiro Lafaiete – JettBikes e TechBike
Congonhas – Ciclistas do grupo Catraca Rosa
Sobre o Catraca Rosa
O grupo de ciclismo Catraca Rosa é um grupo de mulheres que surgiu em julho de 2015, por iniciativa da ciclista e atleta Letícia Cândido, ao perceber que, na cidade, havia muitas mulheres que utilizavam a bicicleta de forma esporádica e sozinhas. O grupo começou com apenas cinco mulheres na cidade de Ouro Branco, e hoje conta com mais de duzentas e cinquenta participantes de todo o país.
O grupo tem como objetivo promover a saúde física e mental através da prática do ciclismo, passeios ciclísticos explorando a cidade de Ouro Branco e região, tendo como benefícios a liberdade que o esporte proporciona, autonomia, confiança e aumentar o círculo de amizade e trocas de experiências.
O grupo além de promover encontros esportivos, também se reúne para a prática de ações sociais que visam ajudar a comunidade local.