Cidade
Gerdau leva cultura histórica da Cerâmica Saramenha a escolas mineiras
A iniciativa conduz vivências artísticas e patrimoniais da técnica na rede municipal de Ouro Branco e em outras regiões do estado.
Publicado em 25/07/2022, por Erica Machado.
Com patrocínio da Gerdau, começaram, em 1º de julho, as vivências escolares do Projeto Saramenha 2022, arte em cerâmica considerada Patrimônio Imaterial de Ouro Branco. A iniciativa leva vivências escolares à rede municipal, além de visitas guiadas à Oficina Cerâmica Saramenha, palestras presenciais e online voltadas a cursos especializados e técnicos para o município e região.
A cerâmica de Saramenha teve origem em Portugal, e chegou ao Brasil no século XVII, passando de geração em geração. Nas últimas décadas, sua produção era encontrada em várias cidades mineiras, mas tem ficado restrita a poucos locais. A produção em Ouro Branco, na Casa do Artesão Mestre Bitinho, formada por cerca de 18 artesãos, é considerada a única unidade restante a desenvolver a técnica. O nome do espaço foi dado a um artesão falecido em 1998 que tinha grande conhecimento, e que tentou deixar um legado a outros, como o Mestre Leo, um dos últimos artistas no mundo que exercem esse ofício.
Os primeiros a receber o projeto foram os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal José Francisco Nogueira, de Ouro Branco. No pátio da escola, Mestre Leo, demonstrou como acontece a primeira etapa do processo, quando a argila é moldada. “É como se eu voltasse lá atrás, quando conheci o mestre Bitinho e me encantei pela Cerâmica Saramenha. Foi exatamente assim: a vi sendo modelada na minha frente, como essas crianças estão vendo agora. Relembrar essa experiência e hoje estar aqui do outro lado, apresentando essa riqueza cultural para outras crianças, para mim, é muito emocionante”, afirma.
Pedro Aparecido Honorato, de 10 anos, pode viver a experiência de moldar uma peça. “É muito gratificante vivenciar esse momento”, relata.
De acordo com Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental da Gerdau, a técnica e a história desse patrimônio imaterial é um conhecimento único para as crianças. “É um prazer e uma honra ter a oportunidade de apoiar e incentivar esse projeto. É importante repassar um conhecimento de imenso valor histórico e cultural. O projeto faz parte da missão da empresa em levar educação e cultura para as comunidades onde atua para que elas possam conhecer melhor e valorizar ainda o município e sua história.” afirma.
O Projeto Saramenha é realizado com patrocínio por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com gestão da Adesiap e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco.
Fonte: Assessoria de Imprensa Gerdau