Cidade

Casados eternos namorados

através da história, nos damos conta de amores eternos que inspiram


Publicado em 12/06/2021, por Bruna D'Ângela.

Hoje dia dos namorados, vamos trazer aos leitores uma história de amor eterno, mas para que seja permanente, o amor precisa de cuidados frequentes, ele deve ser colocado com as mãos cheias em nosso cotidiano.

Vamos lá, o que significa namoro?

O significado é simples, segundo a internet (1), namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estar juntas e partilhar novas experiências. Mas e os casados, são também namorados? Casados são eternos namorados se permanecerem unidos pelo desejo de estarem juntos.

O casal Aristhéia Aparecida e Pedro Francisco é a mais fiel tradução da infinitude do amor. Estão completando 52 anos de casados, a paixão e a cumplicidade entre os dois resiste ao tempo.

Eles têm quatro filhos, mais dois de coração, cinco netos, um bisneto e muitas histórias para contar. Aristhéia tem 73 anos de idade e Pedro, 82. Moram a 19 anos em Ouro Branco com uma das filhas Alessandra no bairro Siderurgia. Eles se conheceram ainda jovens, em 1965,  Pedro era vendedor de arreio, sapatos e cinto, uma certa ocasião passou pela fazenda da família de Aristhéia em João Aires, uma comunidade perto de Antônio Carlos, o pai dela Sr. João Fernandes que atendeu o rapaz e logo o dispensou, falando que não tinham interesse em nada, mas para surpresa dele, a esposa e a filhas quiseram ver os itens que o jovem estava vendendo, ele então voltou com as mercadorias, elas acabaram comprando sapatos, e naquele momento dá troca de olhares entre os dois, nascia o amor.

Mas tinha um empecilho, ela estava noiva, e na casa seguinte quando Pedro parou, comentou com o senhor da casa, que tinha gostado da jovem moreninha da fazenda anterior, mal sabendo ele que o homem era tio dela, que foi logo avisando que Aristhéia estava noiva. Mas Pedro respondeu, “ainda está”, o mundo dá voltas. E assim aconteceu, pouco depois Aristhéia terminou o namoro com outro rapaz, Pedro passava de 3 em 3 meses, quando ele voltou para oferecer mais produtos, eles reencontram e estavam conversando, quando o pai dela chegou e falou, minha filha não é moça de ficar conversando no portão, entra para dentro, e a partir daí começaram a namorar.

Depois de alguns meses namorando, os rapazes do lugar ficaram com ciúmes de outro rapaz de outra cidade estar namorando uma moça, Pedro morava em Dores do Campo, então inventaram que ele era casado e quem era pai de três filhos, o pai dela ficou sentindo e não queria mais que Pedro voltasse lá. Aristhéia teve uma ideia, escreveu uma carta para o juiz de paz da cidade dele. O juiz então respondeu que “ele é solteiro, sem nenhum compromisso e que morava com os pais”. Ainda elogiou Aristhéia, que se todas as moças fizessem o mesmo, o mundo seria melhor. Ela imediatamente leu a carta para o seu pai, que não falou mais nada, assim namoraram por mais quatro anos e se casaram. O sonho dela era que o pai entrasse na igreja com ela, mas infelizmente, faltando 28 dias para o casamento, ele faleceu.

Depois de casada, continuou morando com a sua mãe, que então resolveu comprar uma casa na cidade, porque ficavam muito isolados, então foram para Santos Dumont, Pedro era como um filho para sogra e todos da família dele também sempre gostaram muito da Aristhéia. Durante o casamento ela descobriu que Pedro gostava de tocar Acordeom, que era o sonho dela, mas ela tentou e não se adaptou ao instrumento, então ela o acompanhava nas canções cantando que também era seu sonho desde menina, mas seu pai não deixava aprender música, pois dizia, que moça naquela época, se cantasse música, não era moça direita. E assim seguiram, chegaram a cantar em bares de Ouro Branco e no centro cultural da Dona Jandira Itatiaia.

Alessandra vê os pais como eterno namorados, passaram muitas dificuldades, mas venceram uma a uma juntos. Quando chego em casa a noite, vejo os dois assistindo TV de mão dadas, me aquece o coração ver a sintonia entre eles. Nas festas em família, meu pai tocava Acordeom e minha mãe cantava, era só alegria, muitas lembranças boas.

Quando perguntada sobre qual é o segredo de uma união que já dura mais de cinco décadas, ela responde que o segredo é o amor, o respeito e a cumplicidade, um sempre cuidando do outro, afirma Aristhéia. E assim vamos seguir e comemorar outros dias dos namorados juntinhos.

(1) Significado de namoro. Disponível em: https://www.significados.com.br/namoro/