Mercado

Conheça o Linkedin: a rede social que pode te ajudar a conseguir um emprego


Publicado em 14/06/2021, por Jaciara Lima.

A plataforma de negócios, que funciona como currículo virtual e ferramenta de atração e seleção para empresas, tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil.


Assim como Facebook, Instagram ou até o Twitter, a rede tem seu público definido. Com foco no mercado de trabalho, o LinkedIn, fundado em 2003, ganhou grande popularidade no Brasil a partir de 2019. Com contas pessoais e as chamadas “company pages”, os perfis de empresas, dentro dele, usuários compartilham experiências, participam de fóruns de discussão e até se candidatam para seleções. O feed pessoal, também conta com área para pesquisa de vagas de emprego e estágios, cursos e o “LinkedIn Notícias”.

Sua popularidade para empregadores é usada, principalmente, por estratégias de Employer Branding (que é como a marca se comunica e atrai candidatos com perfis que combinem com a sua cultura interna). Lá, eles não só divulgam vagas, como compartilham vivências dentro do local de trabalho, objetivos alcançados, missão da instituição, e de vez em quando, posicionamentos políticos e sociais.

A possibilidade de conexão e network é outro ponto positivo na rede. Ao compartilhar suas vivências, experiências e até percepções, você pode se destacar durante uma seleção. Para te ajudar nessa jornada, aqui vão 3 dicas:

Cuidado com a forma como você se comunica
O LinkedIn é um espaço mais sério, então use a escrita formal. Não abrevie palavras, evite gírias e memes, a menos que seja uma pauta.


Preencha o seu perfil com todos os detalhes
Quando você cria uma conta, além de adicionar foto de perfil e uma descrição, é importante preencher todos os campos indicados. Adicione os cursos que você fez, se tem experiência em outros empregos, se fala outra língua. Passeie pelo seu feed e pelo de outras pessoas para se inspirar.


compartilhe coisas legais
Se você acabou de realizar um curso,se teve um ótimo momento de aprendizado em uma aula na faculdade, ou até em uma conversa: faça um texto e compartilhe.


Explore as possibilidades da rede que tem muito a oferecer!