Cidade
Concurso Prato Típico do 36º Festival da Batata
Nove estabelecimentos comerciais estão concorrendo ao título com suas receitas
Publicado em 26/09/2022, por Erica Machado.
A construção da nossa cultura mineira está baseada numa relação entre economia, vida social e política. Assim como a origem da nossa culinária, que surge dessas relações. A partir do Ciclo do Ouro que atraiu pessoas de diversas localidades, além dos povos nativos, foi graças a essa miscigenação é que se deu a origem da culinária mineira.
Em Ouro Branco foram estabelecidos marcos ou ciclo econômicos como forma de demonstrar o desenvolvimento e a organização social do município. O terceiro ciclo econômico, o Ciclo da Batata, foi um momento histórico e que influenciou a cultura local.
E a partir desse ciclo, tão importante ao município, criaram o Festival da Batata. Essa é a 36º edição do Festival como uma diversidade de apresentações, e é claro, não podemos ignorar a essência do festival, que faz parte da nossa identidade cultural.
Portanto, a batata, além de ser um produto alimentício importante para a nossa culinária, tem uma relação direta com o município e os munícipes. Assim a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável resgatam o Concurso Prato Típico de Festival da Batata.
A competição que premiará os três melhores pratos feito à base de batata, tem o objetivo de valorizar a gastronomia da cidade, criando oportunidade para o desenvolvimento e aprimoramento de profissionais da área de alimentação.
Esse ano 09 empreendimentos participam, entre bares, restaurantes e lanchonetes. Os pratos são oferecidos em seus respectivos estabelecimentos. Todos tem como produto principal a batata. O resultado final será dia 09 de outubro, durante o Festival.
Confira os nomes e acompanhe: Bar do Léo, Boteco do Urutu, Restaurante Alternativa, Restaurante Elmira’s, Restaurante Fino Sabor, Restaurante Itatiaia Grill, Restaurante Master Sabores, Restaurante Summer Grill, Restaurante Taberna de Minas.
Fonte: ASCOM/PMOB