Brasil e Mundo
Harmonização facial: mais um procedimento na fila estética
Publicado em 15/06/2021, por Jaciara Lima.
Com as redes sociais, a glamourização da aparência perfeita e a crescente quantidade de publicidade de procedimentos e produtos de beleza, cada vez mais pessoas procuram resultados imediatos e que estão na moda. Prática muito comum entre celebridades, a harmonização facial tem ganhado espaço no mercado e nas redes, o alerta vem da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) que diz que o Brasil é o país em que mais são realizados procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.
Na era do selfie, pensar em padrões de beleza quase inalcançáveis pode ser ainda pior para mulheres. O bombardeio de informações sobre corpos “perfeitos” e receitas para conquistá-los podem atrapalhar a autoestima e gerar um grande anseio em busca de um procedimento estético. Inseridas cotidianamente na rede, as pessoas estão se acostumando com imagens perfeitas e até se esquecendo que fora das câmeras, todos temos as mesmas imperfeições. Então imagine você, todos os dias vendo pessoas com peles sem marcas, cabelos bem arrumados e corpos definidos, vivendo uma vida que você pode ser levado a considerar incríveis? Certamente, algum incômodo ou sensação de falta pode pairar sobre seus pensamentos.
É comum que padrões logo deem espaços para outros. Antes da harmonização, podemos considerar, por exemplo, que a moda era a rinoplastia, e antes dela, o corpo definido. Nessa procura, também existem os riscos, como os profissionais não qualificados, os resultados não esperados e problemas na saúde e no corpo desencadeados por erros e até exageros. Casos como os de Gabi Martins, Ex BBB, que recentemente fez harmonização e foi criticada; o cantor Eduardo Costa, que é considerado como uma pessoa que exagerou nos procedimentos; e até casos como de “novos famosos”, como Sarah Andrade e Arcrebiano do BBB 21, que logo após o programa já investiram em harmonização, não só revelam potência e pressão da narrativa da aparência perfeita, como, por outro lado, acabam virando piada nas redes.
(imagem: reprodução Twitter)