Cidade
Feira do Projeto Jovem Empreendedor acontecerá em Ouro Branco com apoio da Gerdau
Esse ano alunos de 14 escolas e duas creches participam do projeto
Publicado em 02/12/2022, por Erica Machado.
Será realizada, no próximo sábado (3/12), a III Edição da Feira do Projeto Jovem Empreendedor, em Ouro Branco. O objetivo do projeto é inspirar os alunos da rede municipal de ensino de Ouro Branco à uma atitude empreendedora e à construção de projetos de vida sadios, eficazes e felizes, para que se tornem protagonistas e agentes transformadores do futuro. A iniciativa tem o apoio da Gerdau e conta com a participação de 14 escolas e duas creches da região, com alunos entre três e 14 anos. O evento acontece de 8h às 12h, na Praça Matriz de Santo Antônio.
Entre os benefícios do programa estão inspirar e empreender e potencializar a renda familiar. Durante a feira, serão disponibilizados estandes para que cada escola exponha e apresente seus projetos, bem como planos de negócios e produtos criados. Eles são desenvolvidos com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Ouro Branco. Os projetos desenvolvidos tem temas diversos como, saúde, alimentação saudável, educação financeira, reciclagem, entre outros.
No projeto, os estudantes são selecionados como em uma empresa real: preenchem um formulário com suas habilidades e passam por entrevistas. Para criar as empresas, recebem orientações sobre o mundo do empreendedorismo, sobretudo nas áreas de marketing, recursos humanos, finanças e produção. A partir da teoria, os alunos definem os produtos a serem vendidos, criam a marca, produzem um protótipo para identificar as etapas necessárias para a confecção, estabelecem uma meta e montam uma linha de produção. Além disso, estipulam um valor de custo para o produto a partir de pesquisas de mercado e participam de treinamentos.
A feira é a última etapa do projeto. Ao longo do ano, os alunos aprendem sobre planejamento de negócios, comportamento empreendedor, controle de qualidade, estratégia de marketing e pesquisa de mercado. Ao final, os estudantes desenvolvem produtos e mostram, na Feira, que são capazes de dar os primeiros passos em direção ao empreendedorismo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Gerdau