Cidade

Ouro Branco completa 69 anos de emancipação e Prefeitura prepara festa para comemorar a data

Atrações musicais, culturais e gastronômicas farão parte do evento


Publicado em 07/12/2022, por Erica Machado.

No próximo dia 12 a cidade de Ouro Branco irá completar sessenta e nove anos de emancipação. Para comemorar a data a Prefitura Municipal está preparando uma grande festa que acontecerá na Praça Santa Cruz, durante os dias 11 e 12 e dezembro.

Além de shows musicais com bandas locais e com o cantor Wilson Sideral, a festa na Praça santa cruz terá apresentações culturais. O evento contará ainda, com a presença de cervejarias e cachaçarias da cidade, praça de alimentação e distribuição de bolo de aniversário.

 

Programação

 

11/12 - DOMINGO
13h00 Abertura do Festival
14h00 Ricercari (Banda Infantil)
15h30 Canela de Ema
17h00 Acawã e Banda
20h30 Wilson Sideral

 

12/12 - SEGUNDA
19h30 Cortejo de Natal – Bloconecos e Incrível Banda
20h00 Parabéns e distribuição de bolo de aniversário + Banda SAMSA
21h00 Coral Canarinhos + Orquestra da Casa de Música

 

 

História da emancipação político-administrativa de Ouro Branco

Através da LEI Estadual Nº 1039, que estabeleceu a DIVISÃO ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, passando a vigorara a partir de 1º de janeiro de 1954 a 31 de dezembro de 1958. Esta Lei foi assinada pelo então governador JUSCELINO KUBITSCHEK no dia 12 de dezembro de 1953. Nesta mesma data, 485 novos municípios foram desmembrados e criados no Estado.

Ouro Branco pertenceu a Ouro Preto por 252 anos, entre os anos de 1701 até 1953. Conquistou sua autonomia com os protagonistas José Bernardino dos Reis, Raymundo Campos, Fernando de Oliveira Silva, José Pereira Sobrinho, do Pároco da época Padre Valentim, Fernando Félix entre outros.

Conforme LEI 1039 todos os municípios deveriam seguir as disposições de legislação estadual relativas à divisão territorial e realizar eleições para Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Juízes de Paz, e seus suplentes, que coincidia com as demais eleições do Estado.

Para cada novo município criado era nomeado pelo Estado um Intendente Municipal, até que se realizasse ás eleição para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, e se instaurasse a administração própria. A função de Intendente Municipal era considerado serviço público relevante e gratuito e o titular recebia uma ajuda de custo fixa. O primeiro dirigente do município de Ouro Branco nomeado após a emancipação foi o Intendente Dr. Wilson Getúlio.

O primeiro Prefeito eleito no município foi o Sr. Raymundo Campos, para governar nos anos 1955 a 1958, líder da campanha de Pró-emancipação do município, tornando-a uma jornada cívica, obteve o apoio das Câmaras de Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e da maioria dos cidadãos ourobranquenses.

* Texto Elizabeti Felix