Cidade

Câmara Municipal realiza entrega das Honrarias/2022 nesta sexta-feira, 16/12


Publicado em 15/12/2022, por Erica Machado.

A Câmara Municipal realiza, nesta sexta-feira (16), a Sessão Solene de Concessão das Honrarias 2022. Serão agraciadas as pessoas que, de acordo com a Casa Legislativa, mais se destacaram na construção de uma cidade melhor e no engrandecimento do município de Ouro Branco em 2022.

A solenidade terá 27 homenageados, entre pessoas e instituições. Três homenagens diferentes serão entregues: a Medalha ao Mérito Cônego Luiz Vieira da Silva, a Medalha ao Mérito Esportivo, e o Título de Cidadão Honorário. Cada vereador indica, através de um Projeto de Resolução aprovado por Comissão Especial da Casa e por votação em Plenário, uma pessoa/instituição por homenagem.

Os homenageados serão anunciados durante a Sessão. A Cerimônia é restrita aos homenageados e seus convidados e acontecerá no Auditório Fernando de Oliveira Silva.

 

CONHEÇA AS HOMENAGENS

 

A Medalha ao Mérito Cônego Luiz Vieira da Silva foi instituído em 1984, ano de sua primeira concessão, por meio do projeto de resolução nº 017/84 de autoria do vereador José Inácio Pereira. Cônego Luiz Vieira da Silva foi um sacerdote, homem letrado e político que fez parte da história de Ouro Branco, sendo considerado um dos maiores líderes da Conspiração Republicana Mineira de 1785-1789.

 

A Medalha ao Mérito Esportivo é entregue àqueles que, assim como grandes visionários, acreditam que o esporte é a chave para outros valores, como disciplina, honestidade e educação e disseminam esses valores em nossa cidade, realizando ações em prol do esporte e, por isso, conquistando merecimento pelo que fazem. Foi instituída pelo projeto de resolução nº 31/2009.

 

O Título de Cidadão Honorário é concedido à pessoa que não é natural de Ouro Branco, mas, através de suas ações, trabalhos ou realizações, contribui para o desenvolvimento do município. O título foi concedido pela primeira vez no ano de 1983, sendo instituído pela lei nº 390 de 28 de abril. O homenageado com Título de Cidadão Honorário o recebe como uma adoção oficial e passa a ser um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

 

 
 Fonte: Diretoria de Comunicação / CMOB