Saúde e bem-estar

Janeiro Branco: campanha convoca sociedade para debater importância da Saúde Mental nas relações humanas


Publicado em 05/01/2023, por Erica Machado.

O primeiro mês do ano é época de revisões pessoais e planejamento ou replanejamento de vida. É no começo de cada Ano Novo que as pessoas sentem-se inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro das suas vidas e das suas relações.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a Campanha Janeiro Branco, campanha criada pelo movimento social com o mesmo nome.

Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. 

Em Ouro Branco a Prefeitura Municipal, por meio da casa da juventude irá promover diversas ações que terão início na próxima terça-feira, 10, com rodas de conversas em vários dias e horários. Serão rodas de conversas com o propósito de conscientização, prevenção e promoção do bem-estar emocional.

Confira aa programação:

 

Fonte: Movimento Janeiro Branco

Foto: Shutterstock